No período de 4 a 8 de novembro de 2019 será realizada a Prova Brasil, nos sete municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba, nas turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, em turmas que na data do censo possuíam no mínimo 15 alunos.

As provas serão realizadas nas próprias instituições de ensino onde os alunos estão matriculados e no horário de funcionamento das turmas a serem avaliadas.

A Prova Brasil e o  SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) desenvolvidas pelo MEC ( Ministério da Educação e Cultura),  são avaliações censitárias das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, e, por amostragem, escolas da rede particular, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos, e desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

A Prova Brasil será aplicada em mais de 250 turmas de Escolas Estaduais e Municipais e três particulares. São em torno de 7500 alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio