Trabalhar os mitos e verdades, demonstrar a importância do cuidado com a saúde mental, formas de prevenção ao suicídio e as possibilidades de tratamento são os principais objetivos das palestras promovidas pela Secretaria Municipal de Administração (SMA), por meio da Seção de Segurança e Orientação Funcional.

As palestras estão sendo ministradas pela psicóloga no âmbito do Trabalho Claudine Hentges e fazem parte do “Setembro Amarelo”. “É um mês de campanha para conscientização sobre a prevenção do suicídio, tendo-se como objetivo nas palestras fazer a transmissão de dados acerca do suicídio no Brasil e no mundo”, explicou a psicóloga.

O trabalho de prevenção ao suicídio com os servidores municipais, na avaliação de Claudine, é de relevância, visto que ainda existe muito preconceito, mitos e estigmas sobre pessoas que tem comportamento ou provocam tentativas de suicídio, afetando muitas vezes a busca por auxilio profissional e serviços especializados em saúde mental.