Os projetos executados, os em andamento para esse ano e os previstos para 2020 da Administração Municipal foram apresentados para os presidentes de bairros, nesta terça-feira (13), em reunião no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O secretário Geral de Gabinete Nando Matos fez uma explanação das ações que foram executadas e entregues. No total de 35, as obras contemplaram todos os setores da Administração com implantação do Aluguel Social, ampliação da Licença Maternidade e Indenização de Licença Prêmio por Assiduidade. Também foram construídas, revitalizadas, ampliadas e reformadas escolas, unidades de saúde, praças, complexos esportivos, centros comunitários, centros de Educação Infantil, ginásios de esportes, centros de Convivência (Idoso, Criança, Adolescente), Centro de Especialidades e de Reabilitação.

Nesses 30 meses de gestão, de acordo com Nando, a Administração Municipal está realizando obras em todos os bairros, priorizando as mais necessárias. “Estamos tentando contribuir com cada comunidade para que todos recebam as melhorias”, enfatizou.

As ações em andamento deverão ser concluídas e inauguradas neste ano. São 34 obras que já estão beneficiando a população. O secretário relatou que já foram feitos mais de 94 quilômetros de pavimentação asfáltica, atendendo 30 bairros e 300 ruas. “A pavimentação continua, e vamos investir R$ 11 milhões em 122 ruas contemplando o Centro e diversos bairros no Programa Pra Frente Telêmaco”, reafirmou.

Entre as revitalizações estão a Praça Pastor Pedro Cortez, Luba Klabin, Bolivar Caetano Vaz e a Casa das Artes (Casa do Artesão). O município ainda está implantando o Programa Cidade Vigiada com câmeras de monitoramento, Guarda Patrimonial e o Ilumina Telêmaco.

O Programa Morar Legal de regularização fundiária já entregou 750 documentos e objetiva atingir 1.500 famílias.

O prédio da Rodoviária vai abrigar os programas Feira Verde, Shopping Popular e Tudo aqui empresarial e futuramente o Procon e a Ouvidoria. “Temos um espaço enorme que vamos utilizar e concentrar os serviços para facilitar para a população”, destacou.

Na área de recreação estão sendo desenvolvidos diversos projetos (Brincar, Colônia de Férias, Cultura na Praça, Festival Pipas, Rolimã, Betes).

As ações estão em fase de projeto, licitação ou levantamento preliminar e 21 obras estão previstas para esse ano, e 27 para 2020. Para 2019 estão previstas a construção de complexo de lazer nas áreas 1 e 3, instalação de assentos esportivos no Ginásio e no Estádio do Minicentro, sendo 2.800 assentos para o Estádio e 250 para o Ginásio. Também para esse ano, a primeira etapa da revitalização da Avenida Horácio Klabin que vai ter fiação subterrânea.

A comunidade terá o Centro Especializado de Odontologia que está em licitação. O Jardim Bandeirantes e o São João vão ganhar um Complexo de Lazer. Revitalização de praças, reformas de escolas, construção de escolas e centro comunitário.

As construções, reformas e ampliação terão sequência em 2020. Serão instalados cerca de 100 novos pontos de ônibus. “Esses abrigos vão proteger os usuários do transporte coletivo e têm durabilidade de 20 anos”, explicou o secretário.

Entre os projetos para o ano que vem está a construção da Arena Multiuso no local da Concha Acústica. Um investimentos que começa com R$ 3 milhões e pode chegar a R$ 8 milhões. “Será um espaço completo para o uso da comunidade”, acrescentou.

A Casa da Cultura também vai ser revitalizada e vai ganhar poltronas e carpetes novos, além da reforma nos banheiros.

O prefeito Dr. Marcio Matos comentou que a reunião para os presidentes de bairros foi uma forma de apresentar o que está sendo feito em cada bairro, além de ouvir as reivindicações dos presidentes. “Organizamos esse encontro para que possamos melhorar as ações para atendermos a todos”, finalizou.

O encontro teve a participação do secretário de Finanças Celso Elli Burakoviski, do assessor de gabinete Toninho Flenik e dos vereadores.