O número de castrações e chipagens em cães e gatos do Programa Melhor Amigo de Telêmaco Borba ultrapassa número de 500 procedimentos em cães e gatos.

O Programa faz as cirurgias gratuitamente para as pessoas cadastradas no “Melhor Amigo” e atende animais de famílias que fazem parte de programas sociais, protetores individuais e cuidadores responsáveis.

Segundo dados do Programa Melhor Amigo, os protetores individuais fizeram 166 encaminhamentos para o procedimento e os cuidadores responsáveis 336.

O Centro corresponde pelo maior número de animais castrados, isso porque têm mais protetores individuais.

O Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (BNH) é o segundo mais atendido, seguido pela Área 6.

A chefe de Programas Ambientais e responsável pelo Programa, Amanda Mainardes, citou que o Programa está atingindo os objetivos. “Estamos encaminhando os animais cadastrados, atendendo aos critérios de prioridade e disponibilidade para a Clínica, e já ultrapassamos as 500 castrações”, ressaltou.

Amanda destacou a importância do Programa, lembrando que o “Melhor Amigo” é desenvolvido com transparência e seriedade. “Fizemos uma lista com todos os animais que foram cadastrados, o nome dos responsáveis e a data do procedimento. Esses dados são atualizados diariamente conforme a realização de cirurgias”, frisou. Acompanhe os dados aqui.

Os procedimentos são realizados em uma Clínica particular credenciada e, além das mais de 500 castrações, fez quatro eutanásias em animais que estavam sem condições de recuperação.

O objetivo do Programa é controle populacional, visando diminuir a incidência de animais de rua, já que um dos maiores problemas em relação à cães e gatos de estimação é o abandono.

A castração também traz vantagem para o animal, já que diminui o risco de câncer de mama na fêmeas e deixa o animal mais dócil.

O cadastramento para as castrações continua sendo feito no site da Prefeitura de Telêmaco Borba no link http://melhoramigo.telemacoborba.pr.gov.br/.

Para mais informações sobre os procedimentos realizados, visite o LINK

 

Programa

O Programa “Melhor Amigo” foi implantado em 2018, e tem o objetivo o controle populacional de animais (cães e gatos) no município.

Nesta primeira etapa está previsto um investimento de aproximadamente R$ 230 mil para atender a 800 castrações.

O Programa Melhor Amigo atende a Lei Federal número 13.426, de 30 de março de 2017.

Faça seu comentário!