O COMDTEB - o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Telêmaco Borba realizou na manhã desta terça-feira, 25, no Auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio da Secretaria Municipal de Educação, o Ciclo de Palestras referente ao Programa Junho Branco.

As atividades foram coordenadas pelo presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Telêmaco Borba, Paulo Roberto de Oliveira e contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, a secretária de Educação, Rosimeyre Barbosa Carneiro, representando a Assistência Social, Marjorie Kempe Camargo e pela Câmara Municipal o vereador Renato Bahena, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

Na abertura do ciclo de palestras, o 1º sargento Everaldo Souza do 26º Batalhão de Polícia Militar, tratou do tema: Disque Denúncia 181, o que é? Qual o funcionamento; as formas de fazer uma denúncia. O policial militar ainda explicou como se faz uma denúncia pela internet. “É fundamental conscientizar a comunidade da importância de se denunciar, e de se usar essa ferramenta para ajudar os órgãos de segurança no combate à criminalidade”, concluiu Souza.

Na sequência foi a vez de Marcelo Marque Fortunato, coordenador da Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro de Curitiba, presidente do Conselho de Políticas Públicas Sobre Drogas (Quatro Barras) e delegado da FEBRACT Paraná, falar de sua trajetória de vida, ex-usuário de drogas e como conseguiu se livrar dos vícios. Seu lema: “Uma lição de Vida e Fé”.

E finalmente, a palestra proferida por Edson Eckel, psicólogo especializado em saúde mental e dependência química e vice-presidente das Comunidades Terapêuticas – FEBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas). Edson falou da importância dos valores familiares na prevenção e tratamento da dependência e salientou que, sem esforços não há vitórias.

O coral de alunos da Rede Municipal de Ensino abrilhantou o evento com uma apresentação cultural.

O presidente do COMDTEB, Paulo Roberto, avaliou o Ciclo de Palestras sobre o Junho Branco como extremamente proveitoso. “Buscamos promover atividades durante todo o ano, entretanto, o mês de junho é exclusivo para o assunto e para isso, chamamos a atenção da população de modo geral, pois precisamos voltar nossos olhos para as vítimas do uso e tráfico de drogas, problemática que vem crescendo no município”, afirmou.

Esta é a segunda edição da campanha em Telêmaco que teve início com a visita da equipe de agentes de saúde às escolas do município explicando aos alunos sobre os riscos da dependência química.

Fechando o cronograma, no dia 26 terá uma “Roda de Conversa sobre drogas” referente ao projeto do Governo de Estado “Junho Paraná Sem Drogas” que se realizará no Colégio Estadual Jardim Alegre às 10h.

“Que toda população participe, somos multiplicadores e devemos promover a conscientização quanto ao assunto que vem destruindo famílias. Queremos refletir com o público sobre o uso de álcool e outras drogas, a fim de despertar uma consciência preventiva, ” finalizou Paulo Roberto.

Fotos – Palestras do Programa Junho Branco contribuíram na prevenção e conscientização ao uso de drogas.

 

Faça seu comentário!