O Rotary Club de Telêmaco Borba, Distrito 4730, realizou no domingo, 18 de novembro, no  hall de entrada do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura) uma solenidade em homenagem ao Dia da Bandeira.

O evento marcou ainda a divulgação do resultado oficial do Projeto “Erga essa Bandeira”, que contou com a participação dos alunos do Colégio São Francisco de Assis no concurso de redação e frases, e que teve como ganhadoras as alunas: Ângela da Silva, da 2ª série B, melhor redação com o tema ‘Meu Brasil’ e a aluna Emily Kamily Terra Santana, primeira colocada no concurso de frases, ambas receberam como prêmio uma bicicleta.

Outros 10 alunos classificados no concurso foram contemplados com mochilas e materiais escolares.

Participaram do evento 2º tenente Victor Manuel Freiberger do 26º Batalhão de Polícia Militar, a professora Alice Ramos, que representou o diretor do Colégio professor Nilson Corrêa.

Para o presidente Zeno Gural a ação foi extremamente positiva, serviu como motivação para os alunos para uma questão tão importante como a Bandeira, um dos símbolos nacionais.  “Agradecemos a participação do Colégio São Francisco de Assis, que tem na direção, professor Nilson Corrêa”, frisou Zeno.

A cerimônia do Rotary reuniu aproximadamente 150 pessoas e foram servidos pipoca, algodão doce e sorvete aos participantes.

Redação vencedora do Concurso – Autora – Ângela da Silva

“Em um momento tão difícil que estamos passando em nosso país, temos mais que olhar para a nossa amada e querida Bandeira para nos trazer fé e esperança, que vamos conseguir fazer as cores dela acender novamente.

Óh! Pátria amada! Que nunca desista uns dos outros e se hoje todos choram por ver o Brasil num momento difícil, onde falta amor ao próximo e amor a seu próprio país, é momento de gritar, é momento de acreditar nas cores dela e saber que somos fortes para lugar e vencer.

Se não der certo, tentar outra vez, mas jamais desistir. Porque hoje, amanhã e todos os dias são de honrar a nossa Bandeira e levantá-la com muito amor e orgulho de sermos brasileiros”.

Frase Alusiva à Bandeira – Autora – Emily Kamily Terra Santana

“Na Bandeira do Brasil está escrito: “Ordem e Progresso” e é um caminho para um país cada vez melhor”.

Solenidade em Comemoração ao Dia da Bandeira

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.

Características

A Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação. O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas que representam os estados e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada. O dia 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889, logo após a Proclamação da República. No ensino fundamental, são obrigatórias as aulas sobre os símbolos nacionais: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

Homenagem

Em Brasília (DF), a principal cerimônia envolvendo o assunto é a da troca da Bandeira Nacional, que ocorre a cada primeiro domingo do mês. Há um sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federal na coordenação do evento.

No dia da cerimônia, a Bandeira Nacional é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes. Com 280 metros quadrados, a bandeira é a maior do País.

Na sede do 26º Batalhão de Polícia Militar houve a solenidade alusiva a data, quando ao meio dia foi hasteada a Bandeira.

Fonte – www.brasil.gov.br e informações do 26º Batalhão de Polícia Militar de Telêmaco Borba.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba