“Para um ano de novos desafios”, que o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda reassumiu a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

A posse ocorreu na última sexta-feira em cerimônia prestigiadíssima no Itaytyba Ecoturismo no município de Tibagi. Além de autoridades de todos os 19 municípios que compõe a entidade, estiveram presentes os deputados estaduais Marcio Pauliki e Plauto Miró Guimarães. O federal Aliel Machado também esteve representado.


“Este ano será de muitos debates e reflexões. Temos que nos atentar as propostas dos candidatos às eleições, principalmente ao Governo do Estado, pois deles podem depender o futuro de nossos municípios”, antecipa o presidente da AMCG, contando que os pré-candidatos, como Ratinho Junior e Cida Borghetti, já estão solicitando agenda para os próximos encontros da entidade. “Temos que escutar suas propostas”, completa.


Desafios das eleições e também para efetivar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Região dos Campos Gerais. O presidente da AMCG destacou que na sexta-feira mais um grande passo foi dado para que o último reduto do Paraná sem o serviço seja efetivado. “Estamos discutindo há anos a questão do Samu Regional, e agora finalmente estamos conseguindo tirar do papel”, exulta Sloboda. 


Na última sexta-feira foi eleita a diretoria do Consórcio que irá gerir o Serviço de Urgência e Emergência na região, o CimSamu. Na presidência foi eleito o prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel, como vice-presidente o prefeito de São João do Triunfo Abimael do Valle, como tesoureiro o prefeito de Palmeira Edir Havrechaki, e como secretário o prefeito de Telêmaco Borba Marcio Matos.

Para o recém-eleito presidente do CimSamu, Marcelo Rangel esta será “uma nova fase para a saúde dos Campos Gerais”. “Com o Consórcio de uma estrutura de Suporte avançado passaremos para sete estruturas, mais 25 unidades básicas, além da aeronave que será inaugurada dia 19”, aponta. “Não há dúvida que o passo será enorme”, dispara.


Além das questões eleitorais e da área da saúde, na presidência da AMCG Juca pretende reforçar as atividades realizadas dentro da Associação, como no setor dos Esportes e da Cultura, por exemplo. “Nossos projetos mostram como nossos municípios estão unidos.

A Copa de Futsal, por exemplo, que terá início ainda neste mês vai contar com 17 de nossos 19 municípios envolvidos”, exulta o presidente. Na cultura, Sloboda destacou o projeto ‘Sabores dos Campos Gerais’ que está movimentando os municípios com o resgate da culinária típica.

“Os municípios que não contam com um prato característico estão fazendo uma pesquisa histórica, ou até mesmo fazendo pesquisas in loco, verificando o que é comum na alimentação de sua comunidade”, explica.

Distritos industriais regionais e Segurança Pública

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Juca Sloboda pretende ainda levantar outras bandeiras durante sua nova gestão a frente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Entre elas o debate da criação dos Distritos industriais regionais para todos os municípios que compõe a entidade, e a criação das Guardas Municipais por meio do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi. 


Sobre os Distritos Industriais Regionais, Sloboda informou que no próximo dia 28 de março haverá a assinatura de criação de dois distritos na região, um que tem como polo o município de Jaguariaíva e outro o de Tibagi. Mas estes ainda não contemplam todos os municípios da região. Conforme o deputado estadual Marcio Pauliki, criador da proposta, a intenção é “acabar com a guerra fiscal entre os municípios”, e ainda permitir o desenvolvimento de todos.


Já a questão da segurança vem sendo amplamente debatida em todos os municípios brasileiros, e nos Campos Gerais também. “A segurança pública é um assunto eminente, por isso o colocamos em pauta na AMCG. A criação de Guardas Municipais foi uma das possibilidades que nos foi apontada”, destacou. 


Durante encontro dos prefeitos, o diretor executivo do Consórcio Caminhos do Tibagi – formado por 13 municípios da região, Claudiomir Schneider e o Major Edivaine Arduin foram apresentar a proposta, já que a contratação da guarda armada via Consórcio ficaria facilitada devido ao regime de contratação. “A criação das Guardas visa tentar minimizar a questão da criminalidade e violência nos municípios, pois o Estado não dá mais conta”, explica o Major Arduin, que ajudou a criar a Guarda de Arapongas no Paraná, que é referência em todo o Brasil.

Foto - Prefeito de T.Borba, Dr. Marcio Matos (secretário do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi), prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi (tesoureiro da AMCG), prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda (presidente da AMCG) e o prefeito de Ventania, Ely Santiago

 

Fonte/foto - www.amcg.com.br

Faça seu comentário!