Os membros do Conselho Municipal de Defesa e Preservação Ambiental de Telêmaco Borba (COMDEPA) se reuniram na última terça-feira (27), na Sala da Secretaria Municipal de Planejamento, para tratar dos detalhes finais referentes ao Plano de Ação a ser implementado este ano.

De acordo com a presidente do COMDEPA, Luciana Ramos Lemos, quatro projetos foram priorizados para o Plano de Ação de 2018. A contratação de uma empresa para fazer a coleta de pneus e lâmpadas; a aquisição de um crematório pet; a criação de um programa para o controle populacional de cães e gatos e estudos para elaboração e implantação do Plano e Código Ambiental de Telêmaco Borba.

Os projetos foram apresentados pelas secretarias municipais de Planejamento Urbano e de Obras.

O COMDEPA pretende trabalhar com um orçamento aproximado de R$ 745 mil para o ano.

A prioridade de momento, para os conselheiros, é viabilizar a contratação de uma empresa para coletar pneus e lâmpadas, o volume desses produtos é grande, são 5 mil pneus e 50 mil lâmpadas que necessitam de destinação ambientalmente correta.

O programa de controle de animais também esteve em pauta, especialmente para promover o castramento de animais de rua, ou cães de pessoas que não possuem condições econômicas para realizá-lo.

A confecção de um Plano e Código ambiental passará por um estudo, podendo ser uma empresa contratada para sua elaboração.

As campanhas de conscientização ambiental em escolas foram amplamente defendidas com palestras e teatros, tendo os alunos como multiplicadores de atitudes que promovam cuidados com o meio ambiente.

Na próxima reunião, marcada para o dia 27 de março, às 15 horas, deverá ser formalizado o Plano de Ação ambiental do Conselho Municipal de Defesa e Preservação Ambiental de Telêmaco Borba (COMDEPA) para 2018.

Foto - Membros do Municipal de Defesa e Preservação Ambiental de Telêmaco Borba (COMDEPA) analisam projetos encaminhados pelas Secretarias de Planejamento e de Obras para constituir o Plano de Ação para 2018.