O município de Telêmaco Borba perdeu um dos mais conceituados nomes da sua história política e do rádio telemacoborbense. Faleceu no último sábado, dia 26 de agosto, aos 79 anos, por complicações de saúde, o ex-vereador e radialista Carlos Alberto Merhy.

O velório aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, espaço que por muitos anos foi utilizado por ele com projetos e indicações e mesmo na tribuna para defender os interesses da comunidade, especialmente por aqueles menos favorecidos.

O sepultamento ocorreu no final da tarde de domingo (27) no Cemitério Jardim da Saudade.

Carlinhos, ou seu Carlinhos como era carinhosamente chamado, escreveu importantes capítulos na história da cidade. Como forma de reconhecimento recebeu o título de cidadão Honorário de Telêmaco Borba.

Natural de Araucária veio ainda jovem para Telêmaco Borba, cidade que o acolheu e adotou como filho.

Atuou durante muitos anos até a sua aposentadoria na ORMASA – Organização Monte Alegrense de Saúde em Harmonia.

Atuou como vereador na comarca por 20 anos, vindo a presidir a Câmara de Vereadores por três oportunidades.

A sua postura ética e transparente, de conduta ilibada marcaram de forma contundente as suas gestões.

Em um dos momentos mais delicados da trajetória política na cidade que culminou com afastamento de vereadores por irregularidades, Merhy assumiu a presidência e com a experiência administrativa resgatou a credibilidade do Poder Legislativo, o qual tinha sido manchete negativa em noticiários em todo o país.

Naquela oportunidade consolidou uma nobre tarefa de economizar recursos da Câmara e destiná-los ao Poder Executivo para que houvesse investimentos em saúde, como compra de ambulâncias e outras ações que beneficiassem de modo geral a comunidade.

Sua última participação na vida política foi no ano de 2012 quando saiu candidato a vice-prefeito na chapa com o Dr. Marcio Matos.

No rádio, outra paixão de Carlos Alberto, sentia-se muito à vontade, em apresentar aos sábados pela manhã, na extinta Rádio Sociedade Monte Alegre, o programa que levava o seu nome.

Era líder em audiência, com inúmeras participações ao vivo dos ouvintes pelo telefone. Fazia perguntas de conhecimentos gerais muitas vezes relacionadas a própria história da cidade, do estado ou do país.

Habilidoso com as palavras, dono de convicta oratória Carlinhos compôs a equipe Dinâmica de Esportes, que tinha na direção e narração do saudoso Jair Neves e de José Carlos Gonçalves (Macka), também de saudosa memória.

Cobriu importantes eventos esportivos, inclusive um jogo internacional com a Seleção Brasileira.

Como ele próprio dizia, “é com grande alegria, muito orgulho empunhar os microfones da Rádio Sociedade Monte Alegre, emissora sempre presentes nos grandes acontecimentos esportivos”.

Carlinhos sempre gostou do esporte, sagrou-se campeão amador pelo Clube Atlético Monte Alegre no início dos anos 60.

Comentou o título do TEC – Telêmaco Borba Esporte Clube no ano de 1999 e de jogos memoráveis realizados pelo Mixto Bordô.

Centenas de pessoas estiveram na Câmara para trazer o apoio a família de Carlos Alberto Merhy, entre eles o prefeito Dr. Marcio Matos, o presidente da Câmara Maurício de Castro, e o deputado federal Alex Canziani.

Em uma de suas últimas participações no rádio concedeu uma entrevista no dia 28 de dezembro de 2016 no programa T News na apresentação de Jefferson Abreu e Márcio Luiz.

A comunicadora Fátima Ribeiro, ex-vereadora, atuou com Carlinhos no Legislativo, lhe rendeu homenagem em seu programa de rádio enaltecendo as qualidades em seu trabalho político, radiofônico e social.

Carlinhos deixa a sua esposa Natália Cantelle Merhy, os filhos Luciano, Carlos Alberto Merhy Filho, Carla e Cristina.

Ao saber da notícia Clóvis Benedito Rosa deixou o seguinte comentário em sua página no Facebook.

CURTINHA SOBRE MORTE DE AMIGO

Com muita tristeza, leio no Facebook sobre a morte do meu amigo Carlos Alberto Merhy, o Carlinhos, de quem acompanhei a trajetória no Clube Atlético Monte Alegre, o CAMA de Harmonia.

Goleiro muito bom e um dos que menos rebatiam a bola, ao contrário, a preferência dele era por encaixar a bola no peito e, enquanto fazia a defesa, seus olhos buscavam firmes o companheiro em melhor posição para receber a bola de volta, o que fazia no menor tempo possível, pois, desta forma a linha podia iniciar rápido contra-ataque e, não poucas vezes, a jogada se transformava em gol.

O Carlinhos era uma pessoa com inteligência e disciplina acima da média, inteligência e disciplina essas que o tornavam um goleiro ainda melhor! Acrescente-se à pessoa do Carlinhos o seu vocabulário superior, com pronuncia clara e palavras equilibradas enquanto comentarista esportivo.

Não se limitou a ser do grupo dos melhores goleiros da história do futebol da região de Monte Alegre, some-se que sempre foi homem elegante, de presença marcante, contador qualificado, cidadão, marido e pai de família exemplar, homem público honrado, colaborativo e, no que a mim se refere, excelente amigo, meu particularmente e da minha família e, nas jornadas de trabalho da Rádio, sempre respeitado e padrão a ser copiado.

Minhas lembranças continuarão enriquecidas e minha saudade abre espaço para a ausência desse amigo querido, agora pertencendo às minhas saudosas recordações.

Telêmaco Borba empobrece com a saída desta vida do cidadão Carlos Alberto Merhy, que certamente estará entre os melhores que por lá já se encontram.

Deus o acompanhe, amigo, e dê novas forças à família para suportar as dores da saudade, mas uma dor certamente amenizada pelas excelentes lembranças que você doou a tantos em suas décadas nesta vida.

O advogado e ex-vereador Frederico Mercer Guimarães prestou homenagem ao amigo que partiu.

O Carlinhos, durante sua caminhada, nos seus 79 anos, bem vividos. Só deixou amigos, exercendo mandatos eletivos e cargos políticos, sempre, demonstrando honestidade, capacidade e respeito. Sua vida, ao lado de dona Natália, e seus filhos, sempre foi modesta, dignificando nossos políticos de então. Um católico praticante, amado e respeitado em todo o nosso rincão.

Foto (arquivo pessoal) – Carlos Alberto Merhy 20 anos de vida pública dedicados a população telemacoborbense como vereador. Faleceu por problemas de saúde no último dia 26 de agosto e foi sepultado em Telêmaco Borba.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba