O Tiro de Guerra 05-021 (TG) de Telêmaco Borba realizou, na semana de 13 a 17 de fevereiro, a seleção complementar para os jovens nascidos em 1998, que serão matriculados neste ano. A seleção consiste de exames médicos e entrevistas.

Os 100 jovens selecionados serão divididos em duas turmas de 50 atiradores, tendo o início das atividades no dia 1º de março e término em 30 de novembro. O horário de instrução para este ano ocorrerá das 17h às 19h diariamente. 

Os jovens enquadrados no grande excesso fizeram o juramento à Bandeira Nacional no dia 20 de fevereiro. O corpo docente do Tiro de Guerra de Telêmaco Borba é composto pelo subtenente Roni da Silva Mariano, chefe da instrução, 1º Sargento Robson dos Santos Foltran, instrutor e o servidor Marcos Rodrigues de Almeida, secretário. 

Os jovens que participaram da seleção complementar fizeram parte do processo que se iniciou no ano passado com o alistamento, que pela primeira vez foi realizado pela internet, e em outubro com a seleção realizada por uma equipe de militares designados pela 5ª Região Militar que tem sede em Curitiba, tendo seu término na seleção complementar. 

ALISTAMENTO MILITAR

O Alistamento é obrigatório para todo o jovem do sexo masculino que completar 18 anos, tendo sua obrigatoriedade prevista no Artigo 143 da Constituição Federal de 1988, regulado pela Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 – Lei do Serviço Militar e pelo Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966 – Regulamento da Lei do Serviço Militar. 

Segundo o subtenente Mariano, muitos jovens desconhecem a legislação referente ao alistamento militar e as implicações legais referentes ao não cumprimento dessas leis. 

Segundo a Lei do Serviço Militar e o seu Regulamento, o jovem que deixar de realizar o alistamento militar, ou deixar de cumprir todas as fases do processo de seleção, ficarão impedidos, até que regularizem a situação, de obter passaporte ou prorrogação de sua validade, obter carteira profissional, inscrever-se em concurso para provimento de cargo público, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, dentre outras.

Atualmente o alistamento militar pode ser realizado pela internet no site www.alistamento.eb.mil.br, via smartphone ou computador que tenham acesso à rede mundial de computadores, que, no corrente ano, é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino que nasceram entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano de 1999, ou àqueles de anos anteriores que ainda não se alistaram anteriormente.

O período de alistamento iniciou-se em 1º de janeiro e se estenderá até 31 de junho. Aqueles jovens que porventura não tenham acesso à internet devem, para realizarem seu alistamento, procurar a Junta do Serviço Militar de Telêmaco Borba (JSM), que está localizada anexo a Casa da Cultura.

Aos jovens que, por algum motivo, perderem o prazo para o alistamento, que se encerra em 31 de junho, também deverão procurar a Junta para regularizarem sua situação.

foto

Jovens passam pelo processo de seleção no Tiro de Guerra de Telêmaco Borba 

 

Faça seu comentário!