A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para o crescente aumento nos casos de dengue em Telêmaco Borba. Em uma semana foram registrados mais 11 casos, somando 47 ao todo, no boletim divulgado nesta quarta-feira (27).

 No boletim de 20 de abril havia o registro de 36 casos na cidade, já no boletim epidemiológico de 27 de abril o número de casos registrados é de 47. Além disso, existem 228 casos em investigação para confirmar se as pessoas foram infectadas pela dengue.

BAIRROS

O bairro com maior incidência de casos é o Alto das Oliveiras, com 14 casos. Centro e Área I tiveram quatro casos cada. Socomin, BNH e Cem casas, três casos. Jardim Itália e Área II registram dois casos em cada.

Os bairros Vila Osório, São Roque, São Francisco, Monte Sinai II, Monte Alegre, Macopa, Jardim Bandeirantes, Jardim Alegre, Casa Bella, Bom Jesus, Área 6, Área 3 tem um caso cada.

CUIDADOS COM A DENGUE: COMO EVITAR CONTAMINAÇÃO?

Os primeiros cuidados que devemos ter para reduzir os locais de proliferação do mosquito e evitar a Dengue são:

– tampar lixeiras;

– tampar tonéis e caixas d’água;

– manter as calhas sempre limpas;

– limpar ralos e colocar telas;

– deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;

– preencher os pratos de vasos de plantas com areia;

– manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?

Os sintomas mais comuns da Dengue são:

Febre alta, maior que 38.5ºC

Dores musculares intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal estar

Falta de apetite

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo

 

COMO DIAGNOSTICAR A DENGUE?

O diagnóstico é realizado através de exames de sangue, notando a presença de anticorpos contra o vírus no sangue. O problema é que o exame não especifica o tipo de vírus que é responsável pela infecção. Mas já existem métodos de biologia molecular mais elaborados que podem ser utilizados para detectar as proteínas do vírus.

 

QUAL O TRATAMENTO E CUIDADOS COM A DENGUE QUANDO UMA PESSOA ESTÁ INFECTADA?

Se a pessoa apresentar os sintomas mais comuns, será preciso procurar tratamento médico. Assim será possível confirmar o diagnóstico e estabelecer rotinas para acompanhar a doença em relação à possibilidade de aumentar a gravidade.

No tratamento, estão incluídos medicamentos e muita hidratação oral (água, soro caseiro, água de coco) ou, dependendo da gravidade, por via venosa. Tudo isso sempre com orientação médica.

 

CUIDADOS COM A DENGUE: COMO PREVENIR?

Os principais cuidados com a Dengue para se prevenir é combater os focos de acúmulo de água. Então, sem dúvidas, a melhor maneira é evitar ao máximo o acúmulo de água parada nos mais diversos tipos de recipientes.

Como se trata de uma doença que é transmitida pela picada de um mosquito, dificilmente as pessoas percebem quando acontece a transmissão.

Outro fator que pode ajudar na prevenção é o uso de repelentes, mas sem nenhuma comprovação científica da eficácia nos cuidados contra a Dengue.

Faça seu comentário!