Cerca de 20 gestantes realizaram o "Teste da Mãezinha", nesta terça-feira, dia 20 de maio, no Centro Comunitário do bairro Socomim, durante o Encontro do Grupo de Gestantes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Socomim e Alto das Oliveiras.


A ação é desenvolvida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, através das enfermeiras responsáveis pelo programa, Tatiana Rochinski (Alto das Oliveiras) e Amanda Kelly Silva (Socomim).
De acordo com as enfermeiras, o teste tem por objetivo identificar dois tipos de anemia, através da coleta de sangue feita com uma picada no dedo, a exemplo dos exames de glicemia. Os exames foram encaminhados para a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) que apresentará os resultados em torno de 30 dias.
Durante o encontro, houve uma palestra sobre as principais queixas sentidas pelas gestantes durante a gravidez como dores, ânsia de vômito e tonturas.
O evento contou com as participações do prefeito Luiz Carlos Gibson, do vice-prefeito pastor Dã Cortez, o secretário municipal de Saúde Cláudio de Souza e do coordenador do ESF Aroldo Kulcheski que prestigiaram o programa.
O Encontro de Gestantes do Programa Estratégia da Família acontece uma vez por mês.
IMAGEM
Prefeito Gibson , vice pastor Dã e o secretário de Saúde Cláudio de Souza durante o Encontro do Grupo de Gestantes do programa Estratégia Saúde da Família dos bairros Socomim e Alto das Oliveiras, coordenado pelas enfermeiras Tatiana Rochinski (Alto das Oliveiras) e Amanda Kelly Silva (Socomim).

 

Faça seu comentário!