As ações de lazer e conscientização serão realizadas no sábado (03), na praça Bolívar Caetano Vaz, em Telêmaco Borba, a partir das 10h

A Klabin, em parceria com a Prefeitura de Telêmaco Borba, programou para este sábado, dia 3 de junho, uma série de atividades e ações de conscientização para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ação também conta com o apoio da Ambipar Viraser, parceira no Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, e das cooperativas de reciclagem do município, a CoopaTB e a ReciclaTB. O evento será realizado a partir das 8 horas, com a distribuição das sacolas retornáveis para separação de resíduos recicláveis no bairro Jardim Alegre. A iniciativa retoma o modelo de coleta seletiva de Telêmaco Borba, iniciado em 2019 e com cerca de 10 bairros atendidos até o momento.

Na sequência, a partir das 10 horas, na praça Bolívar Caetano Vaz (praça do ponto final), haverá apresentações culturais com atrações como Meninas Cantoras da Klabin e Grupo de Capoeira, além de espetáculos de canto e dança de escolas da cidade, que terão o Meio Ambiente como principal temática.

A manhã de celebração terá ainda uma “Trilha do Conhecimento”, das 10h às 14h, que levará os participantes a conhecer melhor as iniciativas e resultados do Programa de Resíduos Sólidos que Klabin, Ambipar Viraser e sete municípios do Consórcio Caminhos do Tibagi desenvolvem em parceria. O programa hoje apoia cerca de 170 agentes ambientais de reciclagem, e, nos dois últimos anos, já ajudou a reciclar 5.655 toneladas de resíduos, evitando o envio desse material para aterros sanitários. Na praça, os visitantes poderão participar também de atividades de conscientização sobre separação de resíduos, e serão alertados sobre os impactos negativos do descarte incorreto para o meio ambiente. O evento também contará com uma estrutura móvel para coleta de vidro, estimulando a participação da comunidade na ação.

“Ações como esta, do Dia Mundial do Meio Ambiente, de fortalecimento do Programa de Resíduos, são fundamentais para o atingimento das metas da Agenda 2030 da ONU e para o reforço da sustentabilidade da região, com efeitos econômicos, sociais e ambientais”, afirma o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

“Além de conscientizar sobre a importância da coleta seletiva e por consequência a preservação do meio-ambiente, a população vai poder ver as iniciativas e resultados dos programas. Com certeza, essa iniciativa terá resultados positivos na separação de material reciclável, principalmente no público jovem, que repassarão as informações para seus pais, avós. Enfim, ações como essas geram cidadãos mais conscientes, principalmente para o nosso futuro”, destaca o prefeito, Dr. Marcio Matos.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nando Matos, ratificou a importância das ações. “A Prefeitura como um todo, mas especialmente a nossa secretaria, se preocupa em sempre criar ações que visem preservar o meio ambiente e dar valor a atos que vão de encontro ao evento que acontecerá no dia 03 de junho. Só temos que agradecer e parabenizar a Klabin e as instituições que estão colaborando com o evento”, enaltece.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Em 2022, a comemoração promovida pela Klabin reuniu cerca de 300 pessoas e teve a participação de cinco escolas em ações voltadas à cidadania, desenvolvimento local, educação ambiental e cultura, pilares importantes para a Companhia, que tem esses objetivos alinhados com os compromissos assumidos no KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável –, estabelecido a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.