Telêmaco Borba foi sede, na sexta-feira (10), da reunião do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, que reúne 12 municípios. A reunião aconteceu no auditório, Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria de Educação.

O prefeito e anfitrião, Dr. Marcio Matos, que também é presidente do Consórcio deu as boas-vindas aos presentes.  Ele também ressaltou a importância do órgão que colabora de forma coletiva para o desenvolvimento regional dos municípios participantes.

Entre os temas tratados estavam a escala da Patrulha Pró Rural para este ano; a equipe da Caixa Econômica Federal apresentou propostas para iluminação e também para tratamento de resíduos sólidos e orgânicos; também foi tratado sobre investimentos em habitação.

O secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, também dissertou sobre o Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) e recomendou que os municípios consultem o SEBRAE para alterações nas suas leis, para que o SIM/POA, possa ser regionalizado e os produtores possam comercializar seus produtos fora do seu município de origem.

Além de Telêmaco Borba, integram o SIM/POA os seguintes municípios: Ipiranga, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Tamarana, Tibagi, Carambeí, Jaguariaíva, Ortigueira, Ivaí, Imbaú e Palmeira. O município de Porto Amazonas, teve a entrada aprovada no Consórcio por todos os representantes das demais cidades.