As Centrais de Relacionamento da Sanepar vão abrir neste sábado (11) em todo o estado. O principal objetivo é facilitar o acesso dos clientes à negociação de débito via programa de Recuperação de Crédito Cliente Particular (Reclip) e o cadastro ao programa Água Solidária.

O cliente pode conferir todos os endereços dos locais de atendimento e os horários no site da Sanepar.

Negociação de débitos

Para quem está com o pagamento atrasado de contas, o Reclip é uma oportunidade de parcelamento em condições bastante vantajosas:

• Não há cobrança de multa de 2%, nem de juros moratórios das faturas em atraso;
  • Dispensa da obrigatoriedade de valor mínimo de entrada;
  • Será reduzida a taxa de juros de parcelamento de 1,30% para 0,3% ao mês;
  • Parcelamento em até 60 vezes, com dispensa de valor mínimo por parcela.

Para fazer a adesão, é necessário levar documento pessoal e documento de propriedade do imóvel ou contrato de locação vigente. Mais informações sobre o Reclip estão no site.

Água Solidária

O programa Água Solidária beneficia famílias de menor renda com tarifas reduzidas de água e de esgoto. Têm direito ao Água Solidária famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, que moram em imóveis de até 70 metros quadrados e consomem até 2,5 mil litros de água por mês por pessoa.

No consumo de até 5 mil litros de água, o valor cobrado é de R$ 12,10, enquanto na tarifa normal é de R$ 45,25.

Para se inscrever no programa Água Solidária:

Documentação

- Conta mensal de água da Sanepar;

- IPTU atual do imóvel, documento de autorização da prefeitura ou de autoridade superior;

- RG, CPF ou certidão de nascimento para menores de 18 anos de cada morador;

- Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário.

Critérios para Benefício

- Imóvel: a família deve morar em imóvel com área construída de até 70 metros quadrados;

- Consumo: o consumo mensal de água deve ser de até 2,5 metros cúbicos por mês por residente no imóvel;

- Renda: a renda da família residente no imóvel será de até meio salário mínimo por pessoa.

Tarifas Mais Baixas

Água (5 mil litros) = R$ 12,10; tarifa normal = R$ 45,25

Água e esgoto = R$ 18,16; tarifa normal = R$ 81,45 e R$ 83,71 (Curitiba)

Horários na Região de Telêmaco Borba