Trabalho deve embasar ações futuras nos serviços de água e de esgoto da cidade
Moradores da região Central, Alto das Oliveiras, Santa Rita e Marinha, em Telêmaco Borba, estão recebendo a visita de agentes contratados pela Sanepar para uma pesquisa diagnóstica.
Ela deve levantar dados que vão subsidiar ações e obras futuras nos serviços de água e de esgoto da cidade.
Ao todo, cerca de 3 mil imóveis estarão envolvidos neste trabalho, que começou no fim do ano passado. A pesquisa integra a ação socioambiental desenvolvida pela Companhia, e ocorre em paralelo ao andamento das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água no município.
“A pesquisa, em alguns bairros da cidade, tem o objetivo de levantar informações sobre a população, as características sanitárias, ambientais, sociais e econômicas dessas áreas, para que consigamos analisar e planejar novas ações que melhorem a qualidade de vida e identifiquem as prioridades da comunidade”, detalha a gestora de educação socioambiental da Sanepar na região, Crislaine Mendes.
Ela ressalta a importância da participação dos moradores para o êxito do trabalho. Quanto maior a adesão, mais preciso será o diagnóstico, o que poderá refletir nas futuras tomadas de decisão sobre o saneamento. “É muito importante que os moradores respondam as perguntas feitas pelas agentes de campo”, afirma.
Nesta pesquisa, as agentes permanecem do lado de fora do imóvel. Elas são identificadas com crachá e camiseta com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Nos casos em que encontram o imóvel fechado, um aviso é deixado na caixa de correio, indicando o número de contato para o agendamento de uma nova visita, para que os agentes possam retornar em dia e horário preferencial do morador.
Obra – A Sanepar está executando, em Telêmaco Borba, obras que vão melhorar e ampliar a infraestrutura de abastecimento da cidade. Incluem a reforma da estação de tratamento de água, adutora, estações elevatórias de água tratada, estação de tratamento e disposição de lodo, reservatórios e redes de distribuição. Com término previsto para este ano, esta etapa do empreendimento soma cerca de R$35 milhões em investimentos.
Fonte: Assessoria da Sanepar
Faça seu comentário!