O mês de novembro é muito importante na história do Grupo Escoteiro Monte Alegre (GEMA), pois exatamente no dia 1º comemora o seu aniversário de fundação, em 1957, portanto chega aos seus 65 anos.

Para a atual presidente, Patrícia, a família GEMA está feliz, grata e de parabéns por toda sua trajetória nesta cidade desde sua fundação há 65 anos, pois permanece vivo e vibrante graças aos seus integrantes, chefes e escotistas”, afirmou.

A presidente explica que o grupo a cada dia vem vivenciado o movimento idealizado por Robert Baden-Powell, fundador e patrono do escotismo, que visa até hoje construir juntos um mundo melhor, provendo o nosso país com cidadãos melhores e prontos para servir todo aquele que precisar e em qualquer ocasião.

“A gratidão é aos chefes, escotistas e dirigentes por suas dedicações, tempo e paciência para preparar as atividades das seções e do grupo sem perder o entusiasmo pela educação de cada jovem”, completou Patrícia.

Aos pais, que trouxeram ou foram trazidos pelos seus filhos, e que apoiam este valoroso grupo. Dando um pouco de si para que seus filhos tenham um incremento na educação e vivências excepcionais e duradouras no movimento escoteiro.

Aos jovens que trazem no coração a alegria própria da idade, vocês são a razão deste Movimento Escoteiro existir. Afinal, o escotismo foi idealizado por BI PI Baden-Powell para os jovens e pelos jovens com o apoio dos adultos. Vivendo e obedecendo todos os dias a Lei e a Promessa Escoteira e a Lei e Promessa do Lobinho.

No dia 1º/11 foi celebrada uma Missa em Ação de Graças ao aniversário de 65 anos do Grupo Escoteiro Monte Alegre – 45PR. No dia 6 houve o culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Durante as comemorações, parte do grupo participou de uma entrevista na Rádio Capital do Papel, no Programa Super Sábado, com o comunicador Márcio Luiz para falar do marco de 65 anos, considerado um dos grupos de escotismo mais longevos em atividade ininterrupta.

No domingo (20), na sede do Grupo, está programado o almoço comemorativo na sede da entidade.

HISTÓRICO DO GRUPO ESCOTEIRO MONTE ALEGRE

Em 1º de novembro de 1957 nascia a Tropa Escoteira “Flecha” do Grupo Escoteiro Monte Alegre, na Fazenda Monte Alegre, de propriedade das Indústrias Klabin de Papel e Celulose S/A, tendo como local o Harmonia Clube em Harmonia. Nesta época o escotismo ainda gatinhava no Paraná, sendo o Monte Alegre, uma das doze tropas que iniciaram no Movimento no Estado.

O idealismo e o sonho de Francisco Riederer e Cléo de Assis que abraçaram o escotismo e lutaram pela sua implantação em Telêmaco Borba, fez com que a pequena Tropa de Escoteiros se transformasse num grande grupo, que marcou época na história do Movimento Escoteiro do Paraná. Hoje, o Grupo Escoteiro Monte Alegre oferece escotismo a jovens de ambos os sexos. Sua principal característica é o envolvimento da família no Movimento Escoteiro e nas atividades do Grupo. Isto por entender que o escotismo é uma complementação da educação que o jovem recebe na família, e portanto, não pode estar dissociado da mesma. Com um passado marcado de idealismo e um presente retratado pelo trabalho de seus escotistas, o Grupo Escoteiro Monte Alegre cumpre com orgulho os ideais lançados por Baden Powell, fundador do Movimento Escoteiro.

Conta hoje com um efetivo de aproximadamente 70 membros, entre diretores, escotistas e crianças e jovens distribuídos nos ramos lobinho e lobinhas (7 a 10 anos e meio), escoteiros e escoteiras (10 anos e meio a 15 anos) e sênior (15 a 18 anos).

A “Sede Escoteira Nivaldo Sáss”, uma nova homenagem ao chefe Nivaldo, está localizada na Rua Independência número 60, Centro.