A carteira de investimentos do Fundo Previdenciário (Funprev) dos servidores municipais foi o assunto de uma reunião realizada na segunda-feira (5), na sede da Prefeitura.

Os esclarecimentos foram apresentados pelo consultor Victor Gomes da Crédito e Mercado, instituição que presta consultoria para o Funprev, para o prefeito Dr. Marcio Artur de Matos, secretário Geral de Gabinete Rubens Benck, para os dirigentes do Funprev Flávio Simão dos Santos (Superintendente) e Ludovico Sviech Sobrinho, para os membros do Comitê de Investimento Fernando de Arruda Penteado e Tatiele Ribeiro de Oliveira e para os membros do Conselho Fiscal Helena Pereira, Thais Satie F. Yaedu Martins e  Josemir Zanetti.

O consultor Victor Gomes expôs sobre os investimentos do Fundo explicando que a meta de rentabilidade para o ano de 2022 é de IPCA + 5,04% e que até o mês de julho esse percentual estava em 7,78%, contra uma rentabilidade de 4,41% dos investimentos da carteira do Fundo.  Ele explicou que em julho o Funprev estava na 73° posição do ranking entre 459 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Diante desse patamar, Victor esclareceu que dificilmente vai ser atingida a meta e isso provavelmente irá ocorrer em todos os RPPS, pois a pandemia, guerras, eleições têm impactado diretamente a rentabilidade dos investimentos, deixando difícil alcançar as metas.

Na reunião também foi discutida a possibilidade da realização de palestras para os servidores sobre educação previdenciária e financeira. A sugestão de ministrar cursos, palestras sobre o funcionamento do Funprev, o desconto de 14% de previdência e outros que venham a contribuir para esclarecimento dos servidores.

O secretário Geral de Gabinete Rubens Benck enfatizou a importância da educação previdenciária e financeira para os servidores e também disse que apoia as decisões do Comitê de Investimentos quanto aos resgates e aplicações de recursos, que o Comitê tem liberdade para fazer o que for melhor para o Funprev e para os servidores.

Funprev

O Fundo Previdenciário do Município de Telêmaco Borba (Funprev), através do decreto n° 28619, de 17 de agosto de 2022, nomeou os membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos.

Os Conselhos e o Comitê serão compostos por servidores efetivos, sendo três membros titulares e três membros suplentes, e todos deverão ser capacitados e certificados.

O Conselho Deliberativo é composto pelos titulares Scheila Aparecida Camargo, Hinayra Cristina de Almeida Bueno e Everton Pereira dos Santos.

O Conselho Fiscal é composto por Helena Pereira, Thais Satie F. Martins e Josemir Zanetti.

O Comitê de Investimentos é composto por Fernando de Arruda Penteado, Marciano Moleta e Tatiele Ribeiro de Oliveira.