A Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Gabinete, promove em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Museu Histórico Municipal, a Semana Municipal da Família, de 15 a 19 de agosto, na Casa das Artes.

A técnica em Artes e Cultura Adriana Andrade está ministrando oficina com o tema: "Minha família, minha história", com o objetivo de propor a compreensão e o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal,  familiar, escolar e comunitário.

Alunos da Rede Municipal de Ensino participarão diariamente da programação levando fotos ou objetos pessoais da família e apresentar aos demais, ao final fará um texto ou desenho a respeito do tema. O prefeito Dr. Marcio Matos participou da abertura, interagiu com as crianças ressaltou a importância do convívio familiar com base no afeto e o diálogo.

Pensando nas formações familiares que se modificaram ao longo dos tempos devido a vários fatores relacionados ao desenvolvimento da sociedade moderna, vemos que na atualidade as famílias são compostas por diferentes organizações e esta composição atual em nada se parece com o modelo tradicional. E que é na família que devem ser cultivados os valores essenciais como: afeto,  respeito, autoestima, responsabilidade e solidariedade, dessa maneira é necessário zelar constantemente pelo desenvolvimento integral. A família é em si uma unidade, em que todas as partes estão ligadas e interagem. (texto extraído do Projeto Papel da família no criar,  amar e educar para a vida).

O Museu e a Casa das Artes são espaços alternativos para visitação e passeio em família.  E a importância do Museu está, justamente, em mostrar a importância de salvaguardar a história, a memória e a identidade de uma sociedade.

E nesse contexto, percebe-se a importância de a Educação promover atividades em parceria com outros locais de formação não formal.