A população de Telêmaco Borba vem acompanhando, desde 2019, o desenvolvimento de obras da Sanepar na cidade. São cerca de R$45 milhões em investimentos na remodelação de todo o seu sistema de abastecimento de água.

“Estamos reestruturando o sistema para aumentar a disponibilidade de água para a população, melhorar as condições operacionais e assim garantir o atendimento da demanda por, pelo menos, mais 20 anos”, explica a gerente geral da Sanepar na região Sudeste, Jeanne Schmidt.

As intervenções vão desde a captação no Rio Tibagi, passando pela reforma e ampliação da Estação de Tratamento, reservatórios e redes de distribuição de água. Neste momento, a Companhia executa a fase final da primeira etapa de obras, por meio das interligações da nova adutora do rio Tibagi, ao sistema já existente. Um trabalho complexo, considerando o grande porte da adutora, que tem 500 milímetros de diâmetro e vazão de 320 litros por segundo na conclusão da obra.

A gerente explica que, para isso, é necessário parar todo o sistema. A retomada, com a pressurização das tubulações, é um processo que pode ter intercorrências, como aconteceu no último domingo (12). Somente ao voltar à carga, é possível identificar a ocorrência de um eventual problema técnico que tenha surgido e efetuar todos os ajustes para sincronizar a estrutura operacional existente com os novos equipamentos.

Nessa fase, os serviços se estenderam e a normalização do abastecimento para a população precisou ser postergada. “Sabemos que esta etapa de interligações causa um transtorno temporário para a população, mas contamos com a compreensão de todos, pois são obras fundamentais para acompanhar o ritmo de desenvolvimento da cidade de Telêmaco Borba, que somente nos últimos dez anos teve um crescimento em torno de 20% em seu número de economias de água”, detalha.

Todos os esforços estão sendo feitos pela Sanepar para que o sistema se recupere em sua integralidade o mais breve possível e de maneira segura. Na tarde desta terça-feira, cerca de 80% do abastecimento já está retomado. A previsão é a de que, no decorrer da noite, esteja totalmente normalizado. Nas próximas semanas, ainda será necessária mais uma interrupção de grande porte no abastecimento, de modo a concluir esta importante etapa de obras. A data de realização dos serviços será previamente comunicada à população.

Segunda etapa – Em paralelo, a Sanepar vem realizando, desde o fim do ano passado, a segunda etapa das obras de expansão do sistema de abastecimento de Telêmaco Borba. Está em curso a instalação de uma nova adutora de água tratada, com 400 milímetros de diâmetro e cerca de 3,5 quilômetros de extensão. Ela atravessa a cidade, transportando a água da estação de tratamento, no bairro Santa Rita, até o reservatório de água no Alto das Oliveiras.

Fonte: Assessoria da Sanepar

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba