Associação Educacional Fanuel - Guarda Mirim (GM) comemora, nesta quinta-feira (31),  42 anos de atividades no Município de Telêmaco Borba.

A Guarda Mirim é uma entidade sem Fins Lucrativos (ESFL), que tem por objetivo a assistência ao adolescente/jovem e a educação profissional, com registro no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

Conforme estabelece o art. 91 do ECA e o art. 2º da Resolução CONANDA nº 74/01, as entidades sem fins lucrativos de assistência ao adolescente e à educação profissional só podem funcionar após o registro do seu Programa de Aprendizagem no CMDCA.

A entidade conta com a parceria de empresas privadas e públicas, sendo bancos, comércios, supermercados e a prefeitura.

As ações em parcerias se estendem com as escolas que auxiliam no fortalecimento e importância do vínculo formador. E a família que é aliada na reforço e manutenção do vínculo familiar.

Preside a Guarda Mirim nestes 42 anos Osvaldo Sarnoski, na direção está a professora Maisa Aparecida de Jesus Ferreira e na gestão de curso Ricardo Assis dos Santos.

Atualmente 195 aprendizes estão inseridos no mercado de trabalho, 30 em espera referente aos processos seletivos 2020/2021.

Sobre o processo seletivo 2022, 861 retiraram a ficha de inscrição, 671 confirmaram a inscrição, compareceram para o teste, dias 15 e 16 de março, 611 candidatos, sendo 121 aprovados, 63 do sexo masculino e 58 do sexo feminino.

HISTÓRIA

A “Associação Educacional Fanuel” - Guarda Mirim de Telêmaco Borba (PR) foi fundada em 31 de março de 1980, com sede própria desde 1990, sito à Avenida Ozório de Almeida Taques, N°. 520 – Centro, Telêmaco Borba/PR, que até então vinha mantendo adolescentes trabalhando em regime de contrato/convênio de aprendiz estagiário, se adéqua a Lei vigente a partir de 2004.

Em parceria com diversas empresas de nosso município e Prefeitura Municipal, através de programas afins, para criação do Programa “Aprender Fazendo” de educação e aprendizagem, a fim de dar condições de o “pequeno gigante” possa ingressar com bases sólidas no mercado de trabalho através de Programas de Aprendizagem, respeitando a Lei 10.097/2000 e suas diretrizes subsequentes a data da assinatura do termo até a extinção da entidade.

Programa “Aprender Fazendo” de caráter educativo, preventivo e social, visa preparar, encaminhar e acompanhar, para inserção no mercado de trabalho através de cursos de aprendizagem, adolescentes do sexo masculino e feminino, com idade a partir de 14 anos completos.

Esses oriundos, preferencialmente, de famílias carentes e de programas sociais e da comunidade (lembrando que outros perfis, que não este não sofrerão restrição, enquadrando-se no perfil de admissão da entidade), proporcionando a iniciação profissional, complementação da escola regular e auxílio na renda familiar, ministração de palestras, aulas e seminários sobre os mais diversos temas da sociedade atual e que se encontram inseridos no Programa Pedagógico dos Cursos de Aprendizagem, além de atividades complementares do dia a dia da entidade, como manutenção das dependências da entidade, preservação do meio ambiente, civismo, cidadania, aulas práticas de informática, práticas de arquivo entre outras, garantindo-lhes todos os direitos previstos na CLT e no Estatuto da Criança e do Adolescente

Sua sede, localizada no Centro da Cidade, tem a capacidade de atender 600 jovens, adolescentes com idade entre 14 a 24 anos, foi construída em três etapas e contou com o apoio da Klabin e da Prefeitura de Telêmaco Borba.

A sede leva o nome de Edith Herzenberg de Gordan, conhecida por cultivar a fraternidade e o auxílio ao menor.

A instituição trabalha em consonância com o que determina o Governo Federal, com os registros validados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Em 2007 houve a abertura das vagas femininas, considerada uma importante conquista pelos seus gestores.

Associação Educacional Fanuel – Guarda Mirim (GM)

Avenida Ozório de Almeida Taques, 520 – Centro

Telêmaco Borba – Paraná