Falta pouco mais de um mês para concluir o prazo de regularizar o título eleitoral, ou mesmo solicitar a primeira via do documento, em tempo para votar nas Eleições de 2022.

As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até a eleição (2 de outubro). O título deve ser feito até o fechamento do cadastro (4 de maio).

A data é estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito.

Durante esse período, o cidadão poderá resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

A Justiça Eleitoral recomenda, para evitar contratempos, que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.

Nos últimos dias, é alta a procura pelo serviço, para quitar eventuais débitos e poder exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores e presidente da República.

Sem sair de casa

Não é preciso ir até o cartório eleitoral. Tudo pode ser feito sem sair de casa, pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Basta acessar o Título Net e seguir as orientações. 

 A coleta biométrica das digitais está suspensa.

e-Título 

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tabletes de qualquer plataforma (Android e iOS).

A juíza eleitoral da comarca de Telêmaco Borba é a Dra. Eveline Zanoni de Andrade.

O Fórum Eleitoral de Telêmaco Borba está situado na Av. Nossa Senhora de Fátima, s/n – Centro – horário de atendimento é das 12 às 18h – segunda-feira à sexta-feira (dias úteis). Para mais informações (42) 3272-3150.

 Imagem - TSE 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba