Firmar convênio entre Prefeitura de Telêmaco Borba e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) foi o objetivo da reunião realizada na quinta-feira (17). O convênio assinado pelo prefeito Dr. Marcio Matos prevê a utilização de mão de obra de presos para serviços na Administração Municipal.

O contrato inicial vai atender 20 presos que serão escolhidos pela gestão do Depen.

Eles serão absorvidos pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e vão trabalhar em serviços gerais, atividades de jardinagem e outros.

A vantagem para os presos é que eles estarão trabalhando e recebendo 75% do valor do salário mínimo, valor que é depositado em conta poupança que poderá ser resgatada após o cumprimento da pena.

O vereador Felipe Pedroso, que acompanhou a reunião, disse que assim o Projeto de Lei for encaminhado para apreciação dos vereadores, vai se empenhar para que seja aprovado o mais rápido possível. Ele acredita que em 30 a 45 dias o convênio poderá ser iniciado.

Empresas privadas interessadas no convênio podem entrar em contato com o Depen e solicitar a viabilização.

A reunião realizada no Gabinete do Prefeito teve a participação do chefe do Fundo Penitenciário do Paraná Edilson Pereira Sposito, do chefe do Setor de Produção e Desenvolvimento do DEPEN Boanerges Silvestre Boeno Filho, do chefe da Cadeia Pública de Telêmaco Borba Edson Cruz, do vereador Felipe Pedroso, do secretário Geral de Gabinete Rubens Benck, do secretário de Obras Wanderley Batista Carneiro e do procurador Geral Luis Fabiano de Matos.

 

 

Faça seu comentário!