Devolução de verba da Câmara, projetos em regime de urgência, reivindicações, reforma do prédio do Legislativo fizeram parte dos assuntos da reunião entre o prefeito Eros Danilo Araújo, secretários municipais e vereadores na segunda-feira (12).
Solicitada pela Câmara, a reunião realizada no Gabinete do Prefeito, contou com a participação de todos os vereadores, que aproveitaram a oportunidade para discutirem assuntos como a devolução de R$ 3,3 milhões ao Executivo para ser utilizado em obras para a comunidade. Os 10 vereadores concordaram com a devolução, entretanto, vão decidir nos próximos dias quais as secretarias que serão beneficiadas com os recursos.
O prefeito Eros, depois do consenso para devolução da verba, pediu enfaticamente, agilidade aos vereadores, para que haja tempo para a execução dos processos sugeridos. "Precisamos acelerar o processo, pois temos prazo, visto que esse ano existe limitações por conta das eleições, e para podermos utilizar esse dinheiro em favor da comunidade, seja na saúde ou pavimentação e temos que agilizar todo o processo", destacou.
Os vereadores também questionaram o volume de mensagens do Executivo em regime de urgência. Nessa questão, o prefeito explicou que como o limite de suplementações do Orçamento foi reduzido a zero, há necessidade de aprovação da Câmara para o andamento dos trabalhos da Administração. "Estamos pedindo regime de urgência, porque o regime de urgência prevê 45 dias para apreciação", acrescentou o prefeito destacando que o 0% gerou um aumento de trabalho significativo, principalmente para a Câmara que precisa aprovar as mensagens enviadas.
O prefeito também lembrou dos projetos da Reforma Administrativa, PCCV do Quadro Geral e Estatuto do Servidor que foram encaminhados no final e início do ano e que o Executivo aguarda a aprovação. "A Reforma Administrativa é uma exigência do Ministério Público e estamos sendo cobrados por isso", enfatizou.
O presidente da Câmara Mario Cesar Marcondes falou que a Câmara tem o objetivo contribuir com os trabalhos do Executivo e para isso vem trabalhando para aprovação das mensagens enviadas visando a execução e andamento dos projetos municipais. "Temos diferenças políticas, mas os objetivos são comuns", finalizou.
Outra reivindicação dos vereadores foi a reforma da Câmara para abrigar os três novos vereadores. O presidente solicitou ao prefeito para que a reforma seja feita pela Prefeitura. O chefe do Executivo garantiu que vai estudar a viabilidade jurídica e legal para dar encaminhamento à solicitação.