Encerra-se no próximo dia 30 de junho o prazo de inscrição para o alistamento militar obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2021. As inscrições on-line podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br .

Para a inscrição online é necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Para quem não tem acesso ao um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por um telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para IOS e Android. A documentação é a mesma para ambos os casos.

Casos especiais:

Em alguns casos, o alistamento só pode ser feito presencialmente. É a situação do jovem que for arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação, o jovem deve apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição de arrimo.

Outra situação é para os jovens que se enquadrem na condição de pessoa com necessidades especiais. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o “portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.

Caso a pessoa não tenha condição de comparecer à JSM por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador mediante procuração lavrada em cartório.

Nome social

A legislação prevê ainda a possibilidade de o jovem se alistar com o nome social. Nesse caso, o jovem deve se dirigir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social, disponível neste endereço: acesse aqui

Para quem mora no exterior, é necessário dirigir-se à repartição consular com certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

A requisição do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) deve ser requisitada a partir de setembro na Junta Militar. A documentação ficará a cargo do secretário instituído informar para cada situação.

O prazo de confecção e entrega do CDI é um mês após a requisição do mesmo e será entregue pelo secretário.

Certificado de dispensa

A entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (CDI), em Telêmaco Borba, este ano iniciará a partir do dia15 de julho, devendo o alistado se dirigir a Junta do Serviço Militar para requisitar o certificado ou ver a situação em que se encontra o seu alistamento.

Junta Militar de Telêmaco Borba

A 152ª Junta do Serviço Militar de Telêmaco Borba está localizada na Avenida Chanceler Horácio Lafer, 1.200, Centro, no prédio do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura). O atendimento é de segunda à quinta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, e sexta, das 8h às 11h30. Telefone 3904-1612.

Com informações da Agência Brasil - agenciabrasil.ebc.com.br

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba