Integrantes do Comitê Territorial ‘Avança Campos Gerais’ e ‘Vale do Tibagi’ contarão com uma série de capacitações nos próximos dias. Em funcionamento desde 2018, os Comitês contam com representantes de diversas entidades que atuam para a melhoria do ambiente econômico na região dos Campos Gerais. Prefeituras, Sistema S, Associações Comerciais e Universidades estão entre as entidades que assinaram a proposta, e, desde então, mapeiam os temas prioritários para realizar estudos e propor políticas públicas. “Vamos estartar mais um ciclo de capacitação”, explica o responsável pelo Comitê no Sebrae, Emerson Lourenço.

O desenvolvimento do território é que vai pautar este novo ciclo. Protagonismo, integração, alinhamento, mobilização, cooperação, além de ações a serem desenvolvidas estarão em pauta. “São assuntos pertinentes ao nosso objetivo. Primeiro o reconhecimento como território, depois as ações prioritárias que devem ser realizadas para o seu desenvolvimento”, esclarece a diretora da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Katiane Pires, destacando a importância dos Comitês contarem com representantes de todos os 19 municípios que os compõe, inclusive das Prefeituras Municipais.

As 19 Prefeituras da AMCG estão divididas entre os Comitês ‘Avança Campos Gerais’ e ‘Vale do Tibagi’. Ipiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés fazem parte do primeiro. Já Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, do segundo Comitê. “Realizamos esta divisão de acordo com a demanda e especificidades de cada território”, conta Lourenço. “

A pauta prioritária do Vale do Tibagi, por exemplo, se refere a cadeia da madeira, já que os municípios que os compõe, em sua maioria, dependem dessa atividade econômica. A produção regional, o turismo e o empreendedorismo também estão entre os debates do território. Já no Avança Campos Gerais a inovação, o mercado e a desburocratização estão entre as prioridades.

Programação ‘Avança Campos Gerais’

09 de Junho (quarta-feira) às 09h – Workshop: Protagonismo para causas de Melhoria do Ambiente Territorial; Online

25 de Junho (sexta-feira) dia todo - Módulo I integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento; Presencial - local a ser definido

05 de Julho (segunda-feira) dia todo - Módulo II alinhamento de propósitos e mobilização do grupo para os desafios do desenvolvimento. Cooperação, intencionalidade, consciência ativa e coletividade; Presencial - Sebrae ou ACIPG

21 de Julho (quarta-feira) dia todo - Módulo III identificação de ações para o desenvolvimento e dos fatores inibidores e impeditivos do desenvolvimento do território. Presencial - Sebrae ou ACIPG

Programação ‘Comitê Territorial do Vale do Tibagi’

16 de Junho (quarta-feira) às 08h30 – Workshop: Protagonismo para causas de Melhoria do Ambiente Territorial;

30 de Junho (quarta-feira) dia todo - Módulo I integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento;

14 de Julho (quarta-feira) dia todo - Módulo II alinhamento de propósitos e mobilização do grupo para os desafios do desenvolvimento. Cooperação, intencionalidade, consciência ativa e coletividade;

28 de Julho (quarta-feira) dia todo - Módulo III identificação de ações para o desenvolvimento e dos fatores inibidores e impeditivos do desenvolvimento do território.

Fonte – AMCG -  amcg.com.br