Na qualidade de presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, o prefeito de Telêmaco Borba Eros Danilo Araújo reuniu agora à tarde em seu gabinete o diretor interino de Operações da Defesa Civil, Silvio Tupiná, os secretários municipais Rita Mara de Paula Araújo (Assistência Social), Maicon Roger Lima (Planejamento) e José Reinaldo Carneiro (Obras) para tratar do apoio as famílias que estão em áreas de risco, ocasionadas pelas as chuvas que assolam o município nos últimos dias.
A vistoria técnica prestada pela Defesa Civil, sob a constatação do engenheiro civil José Carlos Santos, verificou que os moradores da Rua Antônio Pedro de Souza, Lauri Teixeira Viana, Soeli Pinheiro e Pedro Aparecido da Silva e a família de Valdeir Luis Ramos dos Santos, da Rua Max Staudacher estão em situação de risco causados por deslizamento de terras.
"Entendemos que estas famílias devem participar dos programas habitacionais existentes no município e terem locais adequados para conviverem com seus familiares. Convocamos os nossos secretários para tomarmos medidas emergenciais para atendermos essencialmente as vidas humanas, preservando-as a qualquer custo", explica o prefeito Eros.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Rita Araújo, o compromisso é de dar o suporte necessário as famílias em situações de abrigamento. No caso de retirada das famílias levantarem as necessidades, proporcionar a doação de lonas, colchões, roupas, alimentos e outras necessidades assistenciais.
No âmbito da Secretaria de Planejamento, o secretário Maicon declarou que está prestando o apoio necessário à Defesa Civil no levantamento das situações de risco, ações desenvolvidas pelo corpo de engenheiros da Secretaria.
"Fazemos também a ponte entre as secretarias de Obras, Assistência Social, Defesa Civil para darmos atendimento a essas famílias na preservação de suas vidas", completa Maicon.
O secretário de Obras, José Reinaldo, relata que a Secretaria está auxiliando nas necessidades pontuais existentes, mas explicou que a solução definitiva do problema será e médio e em longo prazo, uma vez que são áreas de risco.
A população que estiver em situação de risco, em áreas que apresentem deslizamento de terras, alagamentos, etc., deve informar a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros pelo fone193 e a Ouvidoria Municipal pelo contato 0 800 42 20 30.