O Tiro de Guerra (TG) 05-021 de Telêmaco Borba dedicou esta quarta-feira, 16 de abril, para celebrar o Aniversário do Exército Brasileiro. A data é comemorada oficialmente Dia 19 de abril, porém foi antecipada.


Durante o período da manhã e tarde, em frente ao Paço das Araucárias, houve uma Exposição de Material usado pelo Exército Brasileiro.
Dentre esses materiais, a comunidade pode visualizar: mapa, mochilas de campanha, capa de chuva, coldre, estojo de munição, granadas, lanternas, coletes entre outros.
Às 16 horas houve a solenidade militar, com a Tropa de 100 Atiradores, chefiada pelo subtenente Gerson Luiz e apresentada pelo subtenente Goulart. Eles entoaram a Canção do Exército, letra do tenente-coronel Alberto Augusto Martins e música de Teófilo de Magalhães.
"Garantir a ordem e a defesa nacional são pontos fundamentais do Exército Brasileiro. Mas como estamos em um país pacífico, o TG aqui em Telêmaco Borba visa transformar esses jovens em cidadãos capacitados, honrados para cumprirem seus compromissos perante a sociedade", explica ao subtenente Gerson.
O vice-prefeito pastor Dã Cortez, representou, no ato oficial, o prefeito Luiz Carlos Gibson e ressaltou a importância do Exército, representado pelo Tiro de Guerra no município.
"Lembro que no ano passado sofremos com as chuvas, algumas localidades houve enchentes e o nosso Tiro de Guerra foi pronto em auxiliar essas famílias. Por esse e outros atos reconhecemos o seu valor", responde o prefeito.
O secretário geral de Gabinete, Altamir Ramos, reiterou a formação militar e cívica dos atiradores, por esta razão o contingente foi dobrado, de 50 para 100 atiradores este ano.
Maurício de Castro, vice-presidente da Câmara, discursou em nome dos demais vereadores e também parabenizou o Tiro de Guerra e o Município por manter esta instituição oferecendo aos jovens uma oportunidade para se desenvolverem.
PRESENÇA
Além das autoridades citadas, estiveram presentes os secretários municipais João Alfredo Tibúrcio Netto – Keko (Cultura e Esportes), Celso Augusto de Oliveira (Educação), Benedito Junior (Finanças).
Os vereadores professor Neri Mangoni e Marcos William, Cícero dos Santos secretário da 20ª Delegacia do Serviço Militar.
A direção, o corpo docente e alunos da Escola Leopoldo Mercer prestigiaram o Ato Cívico em frente à Prefeitura. DIVULGAÇÃO
Ao final da solenidade, os atiradores fizeram a entrega de folders divulgando os concursos públicos para a carreira de oficiais e para as crianças a Revista Recrutinha, que traz o tema "Perigo à vista, chame o EXÉRCITO".
19 DE ABRIL DIA DO EXÉRCITO
Nessa data, em 1648 ocorreu a 1ª Batalha de Guararapes, quando brasileiros negros, índios e brancos uniram-se para expulsar o invasor holandês do Brasil. A nossa terra possuía riquezas, por isso muitos estrangeiros tentaram invadi-la.
A partir da vitória de Guararapes, nasceu a Força Terrestre do Brasil e, da união do povo brasileiro, e a ideia de Pátria. O Exército Brasileiro há 365 anos cumpre a sua missão constitucional de defender o Brasil, estando pronto em todo território nacional.
imagem
Subtenentes Gerson e Goulart frente a tropa do Tiro de Guerra de Telêmaco Borba - Homenagem ao Exército Brasileiro

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba