Os números de atendimentos em castrações e microchipagens de cães e gatos do Programa “Melhor Amigo” ultrapassa 1.800. A quantidade alcançada está resultando num controle populacional dos animais no município.

A espécie canina fêmea atinge a maturidade, entre seis a oito meses após seu nascimento, a cadela pode ter até dois momentos de cio por ano. Ou seja, o ciclo estral acontece em média a cada seis meses.

Já a espécie felina fêmea a maturidades ocorre a partir dos cinco meses de vida, dura em torno de dez dias e se repete a cada dois meses, aproximadamente. Geralmente isso acontece durante a primavera e o outono. Diferente do que acontece com as fêmeas caninas.

Segundo a responsável pelo Programa e chefe de serviços de programas ambientais, Amanda Mainardes, as dificuldades ocorreram no início do programa, pela adaptação ao sistema. “Hoje nós podemos falar que o Programa caminha bem”, enfatizou.

Estão cadastrados no sistema aproximadamente 2.300 usuários, e no total de animais cadastrados (cães e gatos) machos e fêmeas, são aproximadamente 5.200.

Atualmente o programa melhor amigo, tem credenciamento com duas clínicas (Toca Animal e Arca), castrando em média 60 animais cada por mês em cada uma.

O Programa “Melhor Amigo” foi lançado em 2018 e tem o objetivo o controle populacional de cães e gatos, visando diminuir a incidência de animais de rua, já que um dos maiores problemas em relação a esses animais de estimação é o abandono.

A Prefeitura está investindo mais de R$ 760 mil nas duas primeiras fases do Programa. O objetivo do Programa é o controle populacional de cães e gatos, visando diminuir a incidência de animais de rua, já que um dos maiores problemas em relação à cães e gatos de estimação é o abandono.

A castração também traz vantagem para o animal, já que diminui o risco de câncer de mama na fêmeas e deixa o animal mais dócil.

O cadastramento para as castrações continua sendo feito no site da Prefeitura de Telêmaco Borba no link http://melhoramigo.telemacoborba.pr.gov.br/.

Programa

O Programa “Melhor Amigo” foi implantado em 2018, e tem o objetivo o controle populacional de animais (cães e gatos) no município.

O Programa “Melhor Amigo” atende a Lei Federal número 13.426, de 30 de março de 2017, e faz as cirurgias gratuitamente para as pessoas cadastradas no Programa e atende animais de famílias que fazem parte de programas sociais, protetores individuais e cuidadores responsáveis.