Os contribuintes que optarem em pagar o IPTU Imposto Predial e Territorial Urbano de 2019 à vista e usufruírem do desconto de 10% devem ficar atentos porque o prazo termina no dia 15 de maio, quando também vence a primeira parcela.

De acordo com o secretário de Finanças, Celso Elli Burakovski, os contribuintes além do desconto de 10% estão pagando um valor consideravelmente menor este ano em razão da extinção duas taxas que habitualmente eram cobradas: a de conservação de vias e limpeza pública. Outra taxa que foi retirada do IPTU é a de coleta de lixo que passará a ser recolhida de outra maneira.

Os carnês do imposto foram entregues pelos Correios, quem não os recebeu poderá obter a guia para pagamento através do Portal da Prefeitura, pelo site www.telemacoborba.pr.gov.br, na opção menu serviços/portal cidadão/emissão de guias do iptu e imprimir a guia para pagamento.

Segundo Gildo Kovalski da Seção de Cadastro e Lançamento da Prefeitura para o exercício de 2019 a estimativa é de que tenham sido entregues 26.699 carnês.

O contribuinte poderá pagar o IPTU à vista com 10% de desconto e vencimento no dia 15 de maio ou parceladamente em seis vezes sem juros, com os vencimentos programados para 15 de maio (1ª parcela), 17 de junho (2ª parcela), 15 de julho (3ª parcela), 15 de agosto (4ª parcela), 16 de setembro (5ª parcela) e 15 de outubro de 2019 (6ª parcela).

Os locais credenciados para pagamento do imposto este ano são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi, Sicoob e Casas Lotéricas.

O reajuste do imposto este ano é de 3,5579%, tendo como referência o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), acumulado nos últimos 12 meses.

Para mais informações sobre o IPTU ligar para o telefone (42) 3271-1065.

Carnês de anos anteriores

A Secretaria Municipal de Finanças e a Seção de Cadastro e Lançamento da Prefeitura informam aqueles contribuintes que não receberam ou não retiraram os carnês de anos anteriores devem comparecer junto ao setor, localizado na Praça Dr. Horácio Klabin, 37, no Centro, de segunda à sexta-feira, no horário das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, e trazer os documentos pessoais, principalmente CPF e comprovante de residência para que o cadastro seja atualizado.

Não recebeu seu IPTU? Confira no vídeo como imprimir: