O que o prefeito de Telêmaco Borba, Eros Danilo Araújo, determinou no dia 15 de outubro, sobre uma série de medidas para contenção de despesas com pessoal e a meta de economizar R$ 1 milhão dos cofres municipais até 31 de dezembro de 2012, foi feito pelo governador Beto Richa.
O governador assinou decreto que determina 20% nas despesas no Estado, a partir de 1º de novembro, com intenção de economizar R$ 180 milhões e fechar o ano dentro das previsões orçamentárias.

O prefeito Eros explica que a medida adota pelo Município faz parte de uma ação coletiva em razão da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O governador Beto Richa explicou que é uma forma de corresponder a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina equilíbrio entre arrecadação e as despesas.