O prefeito, Dr. Márcio Matos, fez a abertura do evento on-line Território em Desenvolvimento – Índice de Progresso Social (IPS), realizado pela Klabin, Ipardes, Fundación Avina e Interação Urbana, que foi realizado na tarde de quinta-feira (21).

Coordenado no Brasil pela Fundação Avina, o IPS é uma ferramenta de mudança social cristalizada em torno da identificação de eixos prioritários de trabalho para o desenvolvimento territorial. O índice se baseia em 3 pilares: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.

Em seu discurso de abertura, o prefeito falou para centenas de prefeitos e demais participantes, e ressaltou a importância do IPS. “Quero registrar a importância no apoio a diversos projetos sociais na área de educação, agricultura familiar, de resíduos, mas também de apoio à gestão pública”, declarou, agradecendo a Klabin pelo convite.

Dr. Márcio também ressaltou a importância de um bom planejamento. “É bom lembrar que o primeiro ano de gestão é o ano de elaboração do Plano Plurianual e é nessa peça que iremos colocar os programas, os projetos, as ações e os recursos que iremos utilizar para concretizar aquilo que nos comprometemos com a sociedade no momento das eleições”, se dirigiu aos demais prefeitos, acrescentando: “por isso é fundamental termos uma ferramenta de Planejamento Estratégico de Governo para tornar mais eficiente a aplicação dos recursos públicos, buscando um equilíbrio das contas públicas, reduzindo gastos, melhorando a sua utilização e, como consequência, melhorando a vida das pessoas nas nossas cidades”.

O prefeito enalteceu a importância do IPS para Telêmaco Borba. “E agora com o IPS, um índice que irá mostrar o progresso social na nossa região, teremos mais uma ferramenta, porque poderemos utilizar esses dados que serão apresentados hoje, na elaboração dos nossos planejamentos. Por isso recomendo a todos os meus colegas prefeitos, que utilizem essa importante ferramenta que nos está sendo cedida’, finalizou, agradecendo a Klabin pela ajuda na elaboração dos planejamentos estratégicos nos quatro anos da gestão anterior.