O Fundo Previdenciário do Município de Telêmaco Borba – FUNPREV iniciou o terceiro trimestre de 2020 e tornou público os resultados da carteira de investimentos do órgão, que teve um resultado positivo de R$ 47.259.831,61, durante a atual gestão, de 2017 a julho deste ano.

De acordo com os dados divulgados, nos anos 2017, 2018 e 2019, teve um resultado positivo de R$ 42.991.463,69. Já no primeiro semestre de 2020 teve um resultado negativo de R$ 978.602,27, porém em julho, o primeiro mês do terceiro trimestre o resultado foi positivo em R$ 5.246.970,19. Somando todos os rendimentos citados, dá um resultado positivo de R$ 47.259.831,61.

De acordo com superintendente geral do FUNPREV, Flávio Simão dos Santos, considerando que a Meta Atuarial, atualizada ano a ano, define o retorno mínimo dos investimentos a ser entregue ao final de cada período, cabe ao Comitê de Investimentos e a Unidade Gestora do FUNPREV, realizar estudo técnico sobre os ativos que compõem a carteira, para traçar o objetivo de rentabilidade, sendo o principal foco atingir a Meta Atuarial.

Essas Ações tem impacto direto no aporte financeiro mensal, feito pelo município ao FUNPREV, e a longo prazo na equalização dos Déficits e na alíquota de contribuição do servidor.

“Porém, Taxa SELIC em 2% ao ano, com perspectiva da mais cortes, o desafio é imenso, a taxa SELIC que pode ser considerada a mãe da economia, afeta todo o tipo de investimentos e neste caso principalmente aqueles em Renda Fixa, quanto a Renda Variável, é uma alternativa, porém deve-se considerar as variáveis de risco que podem surpreender com resultados menos esperado”, explicou Flávio.

“O Comitê de Investimentos, a Unidade Gestora, os Conselhos: Administrativo e Diretor do FUNPREV, tem o grande desafio de seguir de perto observando as variáveis, com foco na entrega dos melhores resultados possíveis, de acordo com o perfil definido na Carteira de Investimentos”, finalizou o superintendente.