Os alunos do 2º ano A e B, das professoras Eliane Antunes de Souza Góes e Cíntia Domingues Carneiro da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, preparam um bolo da receita da tia Nastácia. A aula foi iniciada com a sequência didática apresentando a biografia do autor Monteiro Lobato e algumas das suas inúmeras obras. Os alunos ouviram e recontaram histórias, interpretando-as e produziram frases e texto.

As professoras envolveram nesta sequência didática vários componentes curriculares, porém o mais marcante para os nossos alunos foi o trabalho desenvolvido na área da matemática, com os conteúdos de medidas de massa, capacidade e medidas não convencionais. Os alunos aprenderam dando asas a imaginação entrando na cozinha da tia Nastácia, se caracterizaram como personagens do Sítio do pica-pau amarelo e sob a orientação das professoras  e da receita em mãos, colocaram os ingredientes na bacia, mexeram a massa e untaram a forma.

As professoras levaram para a sala o forno elétrico, para possibilitar aos alunos a compreensão em relação a noção de tempo. Os alunos comentavam que 40 minutos é um tempo muito demorado e ficavam atendendo o processo com medo do bolo queimar. Quando finalmente o bolo assou, as professoras desenformaram e com o auxílio de alguns personagens serviram o bolo de fubá de tia Nastácia.

A vivência foi bastante enriquecedora para todos envolvidos, as atividades lúdicas proporcionam ao indivíduo desenvolvimentos que vão além dos objetivos traçados no planejamento, as crianças através destas atividades conseguem adquirir conhecimento, superar limitações, demonstrar e vivenciar emoções. Nossos  alunos demonstraram entusiasmo em realizar a atividade e compreensão frente aos questionamentos e na participação dessa.

        

 

Faça seu comentário!

Blog da Educação

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba