No mês de Junho do corrente ano a partir das observações dos interesses das crianças a professora Mharyadnne Aparecida Andretti da turma de 3 anos, iniciou as vivências com o conteúdo: Identidade Pessoal – característica sociais (profissões).             

A partir de uma “Roda de Conversa” a professora percebeu nas falas de seus alunos o interesse pelas profissões, nos momentos de planejamento com a coordenadora pedagógica Tânia Ribeiro de Souza Batista, iniciaram os planos de aula que incluíram a participação dos familiares das crianças, os quais responderam um questionário em que posteriormente a professora socializou entre a turma. Nos dias seguintes a professora percebeu então entre as crianças o interesse por profissões como: bailarina, cozinheira, pintor, professora, músico, pizzaiolo, jardineiro, paisagista  entre outras, dessa forma então compôs  o recurso “Caixa Didática – Profissões” para pesquisa e manipulação entre as crianças.

A partir do trabalho com o tema profissões, a professora Mharyadnne permeou todas as áreas do conhecimento da Organização curricular, para que o seu objetivo fosse alcançado entre seus alunos. As crianças que já conheciam a pintora Tarsila do Amaral puderam realizar uma reprodução artística da obra “Operários”, por meio de colagens com tampinhas, dessa forma além do trabalho com artes as crianças utilizando-se do material concreto “tampas de garrafa pet” também obtiveram conceitos matemáticos de quantidade. Após conversarem sobre a profissão jardineiro e paisagista a turma também participou de um passeio até uma das floriculturas da cidade, em que conheceram várias espécies de flores e plantas ornamentais. Tiveram a honra de receber também os professores de balé Renan Castellon e Camila Castellon, os quais explanaram um pouco sobre a profissão balé e apresentaram três bailarinas que dançaram para apreciação das crianças. A turma realizou ainda uma vivência especial no laboratório de música do Instituto Federal do Paraná IFPR, campus de Telêmaco Borba, onde o professor Rafael Augusto Michelato, apresentou diversos instrumentos musicais para as crianças, que se encantaram também com sua música.

Outra vivência que encantou as crianças foi a contação de história pela professora Zilda Caetano de Camargo Lima que inclusive foi professora do ensino fundamental da professora Mharyadnne. As crianças participaram também do preparo de uma deliciosa pizza e brincadeiras de faz de conta de ser pizzaiolo, além de realizarem uma entrevista com a cozinheira Rosenilda da Silva e a auxiliar de cozinha Silma Teixeira.

Todas essas vivências contribuíram para o enriquecimento das aprendizagens das crianças, pois puderam de forma prazerosa e por meio de brincadeiras e interações adquirir diversos conceitos os quais certamente ficarão internalizados nesse processo de aprendizagem.

 

 

Faça seu comentário!