O retorno às aulas é sempre um momento de expectativas, tanto para os professores, mas principalmente para os alunos. Sendo assim, a Escola Municipal Gonçalves Lêdo ofereceu aos seus alunos uma recepção de maneira diferenciada através de oficinas pedagógicas. As professoras proporcionaram  diversas atividades que vieram a contribuir no aprendizado de maneira lúdica e prazerosa, sem perder o contexto pedagógico. Além da recepção, as crianças tiveram acesso a todas as salas de aula e contato com todas as professoras da escola, pois as oficinas foram realizadas explorando diversas habilidades e de maneira rotativa para que pudessem conhecer melhor todas as profissionais da instituição.

As oficinas foram divididas entre as professoras de cada turma que ficaram responsáveis por proporcionar esse momento de lazer, aprendizado e ludicidade.

A professora Luciane realizou a oficina de contação de histórias no período da tarde e de manhã a oficina de massinha de modelar, no período da tarde a responsável foi a professora Jovana, a professora Ila representou a oficina de música, professora Gizele, pela oficina de desenho e pintura e as professoras Maria Aparecida e Izabel realizaram a oficina de jogos e brincadeiras, já a professora Bruna organizou a oficina de Educação Física abordando jogos e brincadeiras no ambiente externo da sala de aula e no espaço de lazer em frente à escola.

Foram dois dias de recepção com muito aprendizado e alegria para as crianças e todo o trabalho realizado foi conquistado através da organização da escola envolvendo direção, coordenação e corpo docente.

"Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade".

Lev Vygotsky

Blog da Educação