A escola Municipal Regente Feijó vem trabalhando com o tema: "Monitores – Parceiros do Bem", que vem construir uma cultura de cooperação dentro da sala de aula, por meio de mudanças de atitudes e conscientização da importância do trabalho em equipe na construção do conhecimento, bem como aprender a conviver com as diferenças, gerenciando conflitos, melhorando as relações humanas e oportunizando ficar atento aos seus sucessos e fracassos, pois o aluno-monitor não é apenas um aluno, ele faz a ponte entre todas as estratégias utilizadas pelo professor e os colegas.

Em vários momentos vividos da equipe escolar e de nossos alunos, alguns pontos positivos e outros pontos mais difíceis, especialmente no que tange ao processo do ensinar e do aprender, estão sendo desenvolvidos: conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, desenvolvendo assim nos monitores, responsabilidades consigo e com o outro e principalmente aprendendo a aprender e a conviver. É essencial a elaboração de planejamento das atribuições e deveres dos monitores, como serão escolhidos, como serão avaliados, etc.

Para essa escolha dos alunos que serão monitores da sala será preciso realizar uma conversa com os alunos abertamente, ou propor atividades em grupo, sem contar o objetivo e depois conversar separadamente com os alunos que apresentaram habilidades e competências de liderar e orientar os colegas numa aprendizagem compartilhada e deixar claro todas as regras e deveres a serem cumpridos pelos mesmos, ou seja, eles serão os colaboradores para o processo de ensino aprendizagem. A Professora Franciele Altino propôs a ideia iniciando em suas turmas e todas compartilharam da mesma.

Em conversa com os professores discutimos várias perspectivas onde optamos por essa estratégia nas turmas, o que tem sido interessante e de grande valia para a relação professor-aluno. Acreditamos que estamos no caminho certo para promover a melhoria da relação da escola com os alunos, enriquecendo as atividades programadas garantindo o desenvolvimento e o bem estar de todos os envolvidos nesse processo, conduzindo a construção de novos saberes e conhecimentos, que possa contribuir para o crescimento da qualidade do trabalho educativo em nossa escola.

Coordenadora Pedagógica Edicleia Aparecida dos Santos.

     

Faça seu comentário!