As professoras Franciele Altino (4º Ano) e Flavia Teixeira dos Santos (3º Ano) da Escola Municipal Regente Feijó estão desenvolvendo a atividade “Descobrindo palavras” com seus alunos, com o objetivo de incentivar e ampliar seu vocabulário, conhecer e utilizar o dicionário, aprimorar e assimilar seu conhecimento quanto às palavras com silabas simples e complexas.

Na qual os alunos (as) através do auxílio de livros de recorte buscaram por palavras com a sílaba destinada pela professora de sua turma colando-as na folha. Após a colagem os alunos (as) escolheram uma das palavras registrando no caderno o significado da mesma. Em sala de aula apresentaram para os demais colegas o verbete encontrado, dividindo o conhecimento. Esta atividade deve fazer com que o aluno busque a informação solicitada, realize e apresente. Diz a professora Franciele Altino  que elaborou este Projeto.

Entender o significado da ação pedagógica é fundamental para um resultado de qualidade, sabemos que as atividades nem sempre precisam ser escritas, obviamente, mas vivemos em uma sociedade em que os registros são muito valorizados, por isso é comum que as aprendizagens e formas de pensar de nossas crianças estejam registradas, outro ponto importante é avaliar as atividades que serão oferecidas às crianças sempre que necessário, proporcionando assim uma boa forma de se aproximar do trabalho do professor e orientá-lo. Não se trata de dizer: “Esta atividade pode e esta não pode!” Afinal na Educação, uma mesma proposta pode ser analisada sob diferentes aspectos, variando em contexto e estratégias, dependendo da concepção pedagógica na qual se apóia, devemos ter muito cuidado e respeito ao avaliar o que foi planejado, muitas teorias nos apóiam, porém com estratégias diferentes. É papel do coordenador pedagógico em parceria com o professor refletir sobre o planejamento de boas atividades que valorizem as necessidades das crianças da turma. Coordenadora Pedagógica Edicléia Aparecida dos Santos.

Faça seu comentário!

Prefeitura de Telemaco Borba