As professoras Franciele Altino (4º Ano) e Flavia Teixeira dos Santos (3º Ano) da Escola Municipal Regente Feijó estão desenvolvendo a atividade “Descobrindo palavras” com seus alunos, com o objetivo de incentivar e ampliar seu vocabulário, conhecer e utilizar o dicionário, aprimorar e assimilar seu conhecimento quanto às palavras com silabas simples e complexas.

Na qual os alunos (as) através do auxílio de livros de recorte buscaram por palavras com a sílaba destinada pela professora de sua turma colando-as na folha. Após a colagem os alunos (as) escolheram uma das palavras registrando no caderno o significado da mesma. Em sala de aula apresentaram para os demais colegas o verbete encontrado, dividindo o conhecimento. Esta atividade deve fazer com que o aluno busque a informação solicitada, realize e apresente. Diz a professora Franciele Altino  que elaborou este Projeto.

Entender o significado da ação pedagógica é fundamental para um resultado de qualidade, sabemos que as atividades nem sempre precisam ser escritas, obviamente, mas vivemos em uma sociedade em que os registros são muito valorizados, por isso é comum que as aprendizagens e formas de pensar de nossas crianças estejam registradas, outro ponto importante é avaliar as atividades que serão oferecidas às crianças sempre que necessário, proporcionando assim uma boa forma de se aproximar do trabalho do professor e orientá-lo. Não se trata de dizer: “Esta atividade pode e esta não pode!” Afinal na Educação, uma mesma proposta pode ser analisada sob diferentes aspectos, variando em contexto e estratégias, dependendo da concepção pedagógica na qual se apóia, devemos ter muito cuidado e respeito ao avaliar o que foi planejado, muitas teorias nos apóiam, porém com estratégias diferentes. É papel do coordenador pedagógico em parceria com o professor refletir sobre o planejamento de boas atividades que valorizem as necessidades das crianças da turma. Coordenadora Pedagógica Edicléia Aparecida dos Santos.

Faça seu comentário!

Blog da Educação

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba