PMALFA (Programa Mais Alfabetização), instituído pelo MEC (Ministério da Educação), através da Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, para o Programa Mais Alfabetização em 2019, o qual  tem como objetivo fortalecer e apoiar as escolas da rede pública municipal de ensino no processo de alfabetização de alunos matriculados no 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

As escolas da rede municipal de ensino receberão apoio técnico e financeiro do MEC. O apoio técnico se dará através de avaliações diagnósticas e formativas, disponibilizadas no sistema de monitoramento, e a contratação de Assistente de Alfabetização para ajudar o professor alfabetizador,  e apoio financeiro se dará via PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), a fim de realizar o ressarcimento do Assistente de Alfabetização de natureza voluntária nos termos da Lei Federal nº 9.608/1998 (Lei do Voluntariado), sem vínculo empregatício.

O Assistente de Alfabetização irá auxiliar e apoiar o trabalho do professor regente de turma, na leitura, escrita e matemática, conforme planejamento. A  Secretaria Municipal de Educação está no momento realizando as inscrições que vão até dia 06 de junho às 17 horas, para seleção de Assistente de Alfabetização, no site da Prefeitura Municipal de Educação no link:

O resultado será divulgado no dia 07 de junho no Boletim Oficial pelo site da Prefeitura de Telêmaco. Borbahttp://www.telemacoborba.pr.gov.br/informacoes/boletim-oficial.html.

O Assistente de Alfabetização receberá, a título de ressarcimento de despesas com transporte e alimentação o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) mensais, com 5 horas semanais de trabalho com cada turma. A quantidade de turma poderá atingir um total de 8 turmas por semana, o que dependerá da disponibilidade do tempo para atuação do Assistente de Alfabetização.

Para realizar a sua inscrição você necessita estar logado em sua conta do gmail e seguir os seguintes passos:

Preencher seus dados pessoais;

Escolher as três opções de escolas;

Ter um dos seguintes documentos em PDF para poder anexar ao formulário:

*Comprovante de experiência - Rede Municipal/Particular

*Diploma de Graduação ( Pedagogo e/ou Licenciatura)

*Diploma de Formação em nível médio Magistério/Formação de Docentes/Declaração de matrícula e frequência do magistério

*Declaração de tempo de atuação emitido pela instituição (Programa Mais Alfabetização 2018)

Blog da Educação