As crianças da Turma de 3 anos D do CMEI Vinicius de Moraes participaram de atividades relacionadas à alimentação saudável, que teve como objetivo estimular nossas crianças a desenvolver uma alimentação de qualidade, propiciando vivencias que estimularam o gosto por frutas, verduras e vegetais.

Desde os primeiros dias do mês de fevereiro a professora observou que os alunos da turma não apreciavam frutas e verduras, iniciou um trabalho para estimular as crianças a experimentar e, aos poucos, degustar alimentos oferecidos no cardápio da instituição, o qual já é organizado pela nutricionista da Secretaria  Municipal de  Educação de Telêmaco Borba.

A preocupação da professora Cláudia Borges se deu por estar mais de 8h com as crianças e perceber que alguns rejeitam alimentos saudáveis, que contribuem para a saúde. A partir desta observação, pensou na organização do planejamento com atividades que possam estimular o hábito da alimentação saudável.

As primeiras atividades foram com fantoches e histórias relacionadas ao tema, outros momentos com manuseio de frutas e verduras, explorando as formas, texturas e sabor.

No decorrer dos dias trabalhados algumas receitas foram sendo propostas e as crianças aderiram ao novo paladar, logo  a nutricionista  Francine Pacholok  participou  de uma aula no CMEI apresentando  a pirâmide alimentar, realizou  brincadeiras que auxiliam as crianças a perceber os alimentos funcionais, após as crianças foram visitar a cozinha funcional da nutricionista.

Na cozinha funcional as crianças aprenderam sobre alguns alimentos e seu manuseio. Tiveram a oportunidade de preparar uma pizza funcional de brócolis, sorvete de banana e um delicioso suco de melancia. Foi oportunizado as crianças a manipulação e ajuda no preparo dos alimentos, enquanto aguardavam a pizza ficar pronta, observaram os diversos temperos da horta e  ganharam mudas de alface para colocar na horta que está sendo organizada no CMEI.

 

Faça seu comentário!