Professores da Escola Municipal Paulo Freire Ensino Integral trabalharam do dia 13 a 16 de maio o gênero textual “RECEITA”.

As atividades aconteceram durante a semana com a turma de  2º Ano do  Ensino Fundamental I nos momentos de Ateliês, ministrado pelas professoras Cleidimara França dos Santos regente da turma, professora  Crislaine Aparecida Ribeiro, Ateliê, com o apoio da diretora Sandra Mara dos Santos e da coordenadora Gislaine Aparecida Rosequine Reway.

Os trabalhos deram início com a apreciação da obra literária "O caso do bolinho" de Tatiana Belinky. A partir do tema trabalhado com base na obra musicalizada foi realizado atividade sobre: Gênero textual-receita, na qual as crianças escreveram suas próprias receitas com os itens disponibilizados pela professora de Ateliê (leite condensado, confete, chocolate granulado, cobertura de morango e suspiro). Com a receita em mãos, partiram para a parte prática, ou seja, decorar o bolinho conforme receita produzida e escrita. Depois de finalizado, os alunos degustaram de suas especiarias e provaram as dos colegas também, pois cada um fez diferente.

Foi utilizado como referencia O Musical: “Tatyana Belinky – Contos e Encantos” da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba, apresentado no ano de 2015

 

 

 

 

 

 Tatiana Belinky

 

 

Tatiana Belinky Gouveia nasceu em 18 de março de 1919, em São Petersburgo, na antiga União Soviética, quando a cidade se chamava Petrogrado. Em setembro de 1929, com dez anos de idade chega ao Brasil com os pais e dois irmãos mais novos. A família fixa-se em São Paulo.

Belinky publicou mais de 250 obras de literatura infanto-juvenil durante toda a sua carreira, tendo recebido importantes prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Jabuti (1989). Pela Editora Moderna, Tatiana Belinky tem grandes obras publicadas como “Olhos de ver”, “O caso do bolinho”, “O grande rabanete”, “Tatu na casca”, “Transplante de menina” e “O livro das tatianices”.

Em 2009, Tatiana Belinky foi eleita para uma das cadeiras da Academia Paulista de Letras e passou a ser imortalizada por suas obras

 

Fonte: https://tatianabelinky.wordpress.com/biografia/

Faça seu comentário!