O CMEI Helena Kolody, situado à Rua Prata, 295 no bairro Parque Limeira área II em Telêmaco Borba – PR, através da literatura infantil “Chá das Dez” do autor Celso Sisto, juntamente com as gestoras Renata Cruz e Tânia Ribeiro de Souza Batista, corpo docente, equipe de apoio e parceria com Andreza Zanon, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, seção da Educação Infantil, desenvolveram na segunda quinzena do mês de outubro uma vivência especial com a turma de 3 anos presencial e o envio de propostas de vivências para as  demais turmas remotas (lactentes e turmas de 2 anos).

O intuito dessas vivências foi através dos gêneros textuais, apresentarmos para as crianças diferentes espécies de ervas medicinais, suas características e propriedades.

As professoras iniciaram as vivências com uma roda de conversa apresentando as fichas com imagens dessas ervas, posteriormente as crianças tiveram oportunidade de realizar o plantio de algumas ervas medicinais enviadas pelas famílias e funcionários do CMEI. Mas as experiências não pararam por aí, pois durante esse tempo as crianças também tiveram oportunidade de conhecer outro gênero textual (receita), sim as professoras apresentaram às crianças a receita do bolo de fubá com erva doce, e melhor que isso também puderam degustar essa iguaria juntamente com um delicioso chá de ervas frescas, no momento da degustação dos chás de: erva doce, hibisco e hortelã.  

Durante esses dias outros objetivos de aprendizagens foram proporcionados as crianças como: participar, conviver e explorar.

Encerramos esse trabalho com uma linda dramatização; nesse momento dos adultos para as crianças, os quais deixaram nossos pequenos encantados, e com vontade de cada vez mais conhecer outras histórias!

 

           

 

O chá das dez

 

                      

Faça seu comentário!