A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estará entregando novamente um kit de alimentos a todos os estudantes da rede municipal de ensino entre os dias 16 e 19 de junho. Está ação visa colaborar com a alimentação durante o fechamento das Escolas Municipais e CMEIs devido à COVID-19.

Esta ação está amparada na Lei Federal nº 13.987, de 07/04/2020, que autorizou em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. A primeira entrega dos kits aconteceu na primeira quinzena de maio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, cada Escola e CMEI irá definir as datas e horários para entrega dos kits e entrarão em contato com os pais ou responsáveis pelo aluno. O kit alimentos pesa aproximadamente seis quilos e terá batata Monalisa, laranja pera, poncã, cenoura, banana nanica e tomate.

Após o recebimento, antes de consumir os alimentos contidos no kit, os mesmos deverão ser higienizados da seguinte maneira:

Lavar bem as mãos antes de manipular os alimentos;

Lavar em água corrente as frutas, legumes e verduras, depois deixá-las de molho em solução hipoclorada contendo 1 colher (sopa) de água sanitária diluída em um litro de água, por 15 minutos. Por fim, deve-se enxaguar os alimentos em bastante água corrente para retirar resíduos da água sanitária.

Descartar as embalagens.

“Esperamos que estes alimentos venham contribuir de forma significativa a vida de cada um. Acreditamos que através desta alimentação que chegou na mesa de cada estudante é o mínimo de bem-estar social que podemos promover neste momento difícil para todos”, afirmou a secretária municipal de Educação Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Educação também alerta para que as pessoas que forem receber o kit alimentação tomem os seguintes cuidados:

- durante  a  permanência  na  instituição,  devem  ser  evitados  apertos  de  mãos, abraços,  aproximações  entre  as  pessoas  e outras  formas  de  contato  físico,  evitando aglomerações; - respeitar o distanciamento mínimo entre pessoas de 1,5 metros a 2,0 metros;

- fazer a   higienização   das   mãos,  utilizando   os   produtos   disponibilizados   pela instituição;

 - Todos os pais, mães, responsáveis ou alunos maiores que forem retirar os kits de alimentos deverão usar máscaras, preferencialmente de tecido e/ou  de  uso  não profissional;

- Apenas uma pessoa da família deverá comparecer à instituição para a retirada dos kits de alimentos;

- Não levar crianças, pois não será permitida sua entrada na instituição.

Faça seu comentário!