A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE  completou no dia 22 de maio 44 anos de atividades em Telêmaco Borba.

Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), em que as aulas e outras atividades comuns tiveram que ser adaptadas, a equipe administrativa da instituição utilizou-se o Facebook para expressar o momento e destacar a importante data.

“Comemoramos hoje os 44 anos de fundação da Apae TB (22/05/1976).  Era para estarmos em festa, mas o sinal da escola não tocou, as vans e os ônibus não chegaram com os convidados principais e especiais os alunos. Não sentimos o cheirinho do lanche sendo preparado.

O silêncio foi instaurado, nenhum aluno pelo corredor, a escola mais um dia estava vazia. Então depois da nossa oração que fizemos pela manhã, resolvemos fazer um vídeo. Perdoe-nos, é um vídeo caseiro, mas o fizemos com muito amor e carinho para expressar a dimensão da saudade que estamos sentindo de todos nossos alunos e professores e do vazio e a falta que vocês nos fazem.

Agradecemos a Deus por esse trabalho tão maravilhoso em prol da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Agradecemos às famílias que nos dão a oportunidade de trabalhar com os seus filhos e muito mais do que ‘fazer algo por eles’, fazemos para nós. Deus nos permite crescer profissional e espiritualmente, permite compartilhar alegrias e dificuldades; permite enxergar além das barreiras que até parecem intransponíveis. Obrigado Senhor por essa escola, por essa instituição, por todos os profissionais que fazem parte desta história!

Esperamos que muito em breve possamos ouvir o sinal da escola tocar. Deixamos aqui a nossa homenagem aos 44 anos da APAE de Telêmaco Borba. Carinhosamente, Equipe Administrativa”.

O vídeo pode ser visto diretamente no Facebook da Apae ou pelo endereço clique aqui .

Histórico da Apae de Telêmaco Borba

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Telêmaco Borba foi fundada no dia 22 de maio de 1.976 (44 anos) pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz em São Paulo, destaque para irmã Catarina.

O atual presidente da instituição é Eduardo Cristiano Diniz.

A Associação criou e mantém a Escola de Educação Básica  São Geraldo na modalidade Educação Especial, a qual proporciona atendimento  a 186 alunos com  Deficiência Intelectual e Múltipla, na faixa etária de 0 a 55 anos de idade, nas etapas de: Educação Infantil , Ensino Fundamental,  Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional, contando com 52 funcionários,  tendo como  diretora a professora Roselena Lopes Franco, secretárias administrativas Patricia Maciel Teixeira e Lucele Silva de Paula,  como coordenadora Pedagógica  Silvana Aparecida de Lima.

Possui profissionais técnicos nas seguintes áreas: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neurologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Psicologia, e Serviço Social.

Tem por finalidade:

- Possibilitar o desenvolvimento do potencial da pessoa com Deficiência Intelectual, melhorando sua qualidade de vida.

- Oferecer diferentes possibilidades técnicas e instrumentais para melhor preparar a pessoa com deficiência para a vida em sociedade.

- Assegurar a observação e divulgação dos direitos da pessoa com deficiência.

- Promover a inclusão, ou seja, reconhecer a necessidade de se caminhar rumo à “Sociedade para Todos” – um lugar que inclua todos os cidadãos, celebre a diferença, apoie a aprendizagem e responda às necessidades individuais.

Foto (arquivo) - Flagrante de atividade desenvolvida para os alunos na Apae.

Foto (arquivo) - 15º Buffet de Sopas da Apae realizado em setembro de 2019.