O Comitê Gestor da Política de Educação Integral reuniu-se no dia 28 de fevereiro no Auditório da Secretaria Municipal de Educação para a primeira reunião bimestral do ano de 2020. Instituído em 2018, tem como objetivo discutir a implantação e implementação da Educação Integral no município como perspectiva a melhoria da qualidade da Educação das escolas em tempo integral.

A reunião teve como pauta a definição do calendário para as reuniões; substituição de membros das representatividades; quadro atual das Escolas em Tempo Integral; retomada e socialização das ações realizadas pelas Secretarias Municipais em 2019 e encaminhamentos gerais.

As reuniões ficaram previstas em calendário para os dias 29 de maio, 28 de agosto e 27 de novembro.

A presidente do Comitê, professora Cleunice de Jesus Almeida, diretora da Escola Municipal Professora Maria Emília Steiger apresentou a pauta e o quadro atual das escolas em tempo integral. Comentou que houveram muitos avanços e melhoria na qualidade do atendimento das escolas.

De acordo com a apresentação, estão sendo atendidos 594 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas Escolas Municipais: Professora Maria Emília Steiger, Professor Paulo Freire e na Escola do Campo Santos Dumont. A Escola Municipal Leopoldo Mercer está passando por reforma e ampliação no prédio e por questões estruturais o atendimento foi parcializado até a conclusão da obra. Destacou também a positividade do trabalho de limpeza que é realizado por empresa terceirizada, que veio a contribuir com as demais profissionais da equipe, melhorando a limpeza do prédio.

Participaram da reunião e dos encaminhamentos as nutricionistas Ana Bonfim da Secretaria Municipal de Educação (SME), Eliane Siqueira Pedlowski da Secretaria Municipal de Saúde e Marielle Karolina Fiori da Secretaria Municipal de Assistência Social que a partir do trabalho realizado no ano de 2019 pela nutricionista da Secretaria de Saúde, surgiu a necessidade de uma ação para melhorar a saúde nutricional das crianças. Essas profissionais e representantes da SME e escolas  estarão se reunindo para a elaboração de um projeto para contribuir com essas instituições e também com  possíveis ações de  orientação aos familiares.

A chefe da Divisão de Planejamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação professora Elma Giane Assueiro Carneiro também socializou as ações que estão sendo encaminhadas com essas escolas, destacando uma importante ação  em andamento que é o credenciamento de profissionais para contribuir com as atividade que são desenvolvidas nos ateliês.