Na quinta-feira (14), a Escola Municipal Professora Juventina Betim da Silva abriu as portas à comunidade para a Mostra Ambiental e Cultural ‘’ Eu no Mundo’’ e “CAIUBI”. Partindo de preocupações e questionamentos ligados ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais do nosso planeta, diversos temas e áreas do conhecimento foram abordados, os 8 R’s (refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar) como ideia central para sensibilização, mobilização e conscientização da comunidade.

De acordo com a diretora, Marisa Ortiz Vicente: “um dos maiores desafios que temos atualmente é levar ao conhecimento do aluno a compreensão de si enquanto sujeito dentro de um contexto amplo de mundo, onde as ações individuais e coletivas da humanidade são fatores determinantes na preservação e manutenção do planeta enquanto espaço comum e próspero que abriga todas as formas de vida. Portanto, entendemos que uma educação integral, hoje, prescinde de discussões e provocações que modifiquem os espaços da escola em potência para agir e transformar o mundo de maneira positiva”, comentou.

Para isso, a diretora conta que elencou algumas ações que a Escola adotou para que chegasse ao momento da mostra prontos para levar à comunidade um retorno de tudo o que aprenderam: os professores passaram por momentos de formação sobre o Meio ambiente, tivemos parcerias com a Empresa Klabin e com a Secretaria Municipal de Educação.

“Também pudemos contar com a presença de lideranças políticas prestigiando o evento e demonstrando preocupação com as causas ambientais. Deixaram uma mensagem de confiança e esperança de um futuro melhor com as futuras gerações da nossa comunidade”, comentou a diretora. Estiveram presentes na mostra o prefeito Dr. Márcio Matos; os vereadores Maurício Diógenes e Elis Saldivar; o secretário geral de Gabinete, Nando Matos; o chefe de Gabinete, Wanderley Batista Carneiro; o ex vice-prefeito Pastor Dã Cortez e o presidente do PROS Telêmaco Borba, Elieser Meira.

Marisa destacou algumas das atividades realizadas na Mostra, como o cuidado com os animais, a importância das abelhas no ecossistema, compreensão do solo e cuidados, água e ar na geração de vida, compostagem enquanto opção para a reutilização de resíduos orgânicos, compreensões sobre o funcionamento do corpo humano e a alimentação saudável. “Além dos estandes da Mostra, tivemos também apresentação de um teatro sobre a preservação do meio ambiente”, comentou.

O prefeito se mostrou encantado com os trabalhos apresentados na Mostra. “Nós estamos vendo que o investimento em educação está dando frutos. Que estamos no caminho certo, incentivando nossas crianças a criarem um futuro melhor. A serem pessoas melhores que transformam efetivamente a sociedade. A Escola está de parabéns por essa iniciativa”, elogiou.

“Ressaltamos que é de suma importância que a Educação seja valorizada e reconhecida para que se fortaleça, sobretudo porque entendemos seu poder transformador na sociedade, assim, o momento em que nos encontramos pede que reconsideremos nosso papel enquanto humanidade e voltemos nosso olhar para o meio ambiente e para nossa educação enquanto uma unidade que deve ser almejada para a construção de um futuro melhor”, finalizou a diretora.