O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Telêmaco Borba informa que nesse ano, as matrículas para 2020 poderão ser feitas pela internet, com mais rapidez e agilidade.

De acordo com a professora Eliane Campos do setor de logística do Núcleo de Educação, a medida visa atender aos 20,3 mil alunos pertencentes a jurisdição do núcleo, sendo os municípios de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Sapopema e Ventania. Somente em Telêmaco são 8,3 mil alunos, 40,88% do total.

Este número de alunos está distribuído entre 51 instituições de ensino existentes nos sete municípios, sendo 16 na cidade sede, Telêmaco Borba.

As matriculas são para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio e as rematrículas das demais séries dos dois ensinos. Não estará disponível na área de aluno o Ensino Noturno, EJA – Educação de Jovens e Adultos e a 1ª série da Educação Profissional.

Para realizar a matrícula basta acessar o site:  www.areadoaluno.seed.pr.gov.br .

Eliane alerta quanto ao prazo que será de 21 de outubro a 1º de novembro de 2019, e que no dia 25 de outubro, sexta-feira, será o Dia D em que haverá atendimento nas secretarias municipais de educação para as matrículas do 6º ano. E em todas as escolas estaduais do Núcleo Regional de Telêmaco Borba para matrículas em todas as séries.

A Secretaria de Estado da Educação liberou dois e-mails para atendimento aos pais de alunos para dirimir dúvidas: atendimento.sistemas@seed.pr.gov.br  e atendimento.sistemas@educacao.pr.gov.br. Para mais informações ligar no NRE de Telêmaco, fone 32713716.

PASSO A PASSO – Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado. Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para realizar a matrícula online dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino e que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, o pais ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela Seed conforme georreferenciamento (ou seja, a escola mais próxima do endereço residencial).

Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida pela Seed, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.

É o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

RESULTADOS – A partir do dia 1° de dezembro estará disponível no sistema o resultado do atendimento da escolha da escola de preferência. Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada pela Seed.

ETAPA PRESENCIAL – A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por cada escola.

Os documentos são: certidão de nascimento, certidão de casamento ou RG; comprovante de residência e fatura da concessionária de energia atualizada; histórico escolar ou declaração de escolaridade da escola de origem ou declaração de escolaridade emitida pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere); declaração de vacinação.

FORA DA REDE – Os alunos que queiram ingressar na rede estadual e que atualmente estão matriculados em instituições de ensino municipais ou privadas que utilizam o Sistema Estadual de Registro Escolar - SERE também poderão solicitar vagas pelo processo Online, desde que efetivem os procedimentos de cadastro no sistema.

Os alunos que buscam uma vaga na rede estadual, provenientes de outros estados ou de instituições privadas que não utilizam o Sistema SERE, poderão comparecer presencialmente em uma instituição de ensino estadual para solicitar inserção no Cadastro de Espera de Vaga Escolar.

MATRÍCULAS PRESENCIAIS – A Matrícula Online é mais uma opção para os pais ou responsáveis, mas não é a única forma de efetuar a matrícula. Para quem preferir realizar pessoalmente, é simples também:

- Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais: o pai ou responsável deve ir até a escola com a declaração de vacina e o comprovante de residência

- Para jovens do 5º ano matriculados em escolas municipais: o responsável receberá, na escola municipal, a indicação de qual escola o aluno deverá ser matriculado. Se os pais preferirem uma escola estadual diferente da indicada pela Secretaria de Educação, eles devem ir até a instituição de sua preferência e fazer o cadastro na fila de espera. Em ambos os casos precisam levar: originais e cópias de RG, certidão de nascimento, comprovante de residência e declaração de vacinação

- Para alunos da rede estadual que querem mudar de escola: o responsável deve ir até a instituição em que gostaria de tentar vaga e fazer o cadastro na fila de espera. Nesse caso, é necessário levar: originais e cópias de RG, certidão de nascimento, comprovante de residência e declaração de vacina.

FONTE – Agência Estadual de Notícias

Faça seu comentário!