A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Fórum e o Conselho Municipal de Educação realizaram, de 19 e 20 de setembro no Campus do Instituto Federal do Paraná-IFPR, a VIII Conferência Municipal de Educação.

O tema foi: “Em Defesa da Consolidação do Plano Municipal de Educação na Perspectiva do Pensamento Freiriano: o direito a uma escola pública, laica, democrática de acesso e permanência com qualidade para todos”.

A conferência teve como objetivo principal a mobilização dos profissionais da educação, comunidade escolar e sociedade civil para a discussão e avaliação das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.

O prefeito Dr. Marcio Matos prestigiou o evento e discursou para o público sobre a valorização da escola pública de qualidade para todos.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor mestre Pedro Elói Rech com o tema “A Educação numa Perspectiva Freiriana”

No dia 20, sexta-feira, houve os grupos de trabalhos para discussão das proposições que foram encaminhadas das pré-conferências que aconteceram nas instituições na semana de 10 a 16 de setembro.

Nos grupos foram discutidas as proposições referentes à Educação Infantil; Ensino Fundamental Anos Iniciais; Ensino Fundamental Anos Finais; Educação Integral em Tempo Integral; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio/Técnico Profissionalizante e Ensino Superior; Educação Especial; Valorização dos Professores na Educação Básica; Efetivação da Gestão Democrática e Financiamento da Educação.

As proposições aprovadas na plenária irão compor a cartilha da VIII Conferência Municipal de Educação.

Já as Notas Técnicas referentes ao Monitoramento e a Avaliação do Plano Municipal de Educação Lei nº 2104 de 24/06/2015 foram apresentadas para a plenária e serão encaminhadas para aprovação do Legislativo e após constituirão o relatório de anexos do PME.

Foto - Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Fórum e o Conselho Municipal de Educação promoveram a VIII Conferência Municipal de Educação.