A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Telêmaco Borba promove de 23 a 27 de setembro, das 9h às 11h e nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, das 14h às 16h, o Musical “Sítio do Picapau Amarelo e seus Encantos”.

O evento, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, é organizado pela Prefeitura com as apresentações no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura).

Durante todos estes dias, aproximadamente 750 alunos por período das escolas municipais deverão assistir o musical, totalizando um público de quase oito mil alunos.

No dia 27 de setembro (sexta-feira) haverá uma apresentação pela manhã, das 9h às 11h e outra à noite, às 20h, voltada especialmente à comunidade, sendo gratuita.

O espetáculo pertence ao Projeto Coral de Alunos e está em atividade desde 2005. Faz parte da Divisão de Planejamento de Ensino, tendo como responsável a professora Elma Giane Assueiro Carneiro, e está inserido nos Programas Educacionais sob os cuidados da professora Kitty Gisele Endo, a regência feita pela professora Mariane Prestes de Miranda e acompanhamento instrumental de Jean Carlos da Silva. A supervisão do projeto é da secretária municipal de Educação, professora Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro.

Atualmente o Coral é constituído por aproximadamente 109 alunos das escolas municipais com idade entre 8 a 10 anos. Os ensaios são realizados no Teatro Professora Carmem Iolanda Dalécio da  Secretaria Municipal de Educação, durante a semana em horário contrário de aula.

As crianças dedicam-se a um repertório que abrangem cantigas de roda, músicas folclóricas, músicas populares de autores brasileiros.

O objetivo do Projeto Coral de Alunos é promover práticas musicais em complementação ao trabalho realizado nas escolas, com ênfase no canto, favorecendo o desenvolvimento das capacidades humanas, bem como de condutas de apreciação musical, sensibilidade e apreço a arte.

Os ensaios do coral são divididos da seguinte forma: com o Grupo de Coreografias; do Teatro com os atores; com os solistas e ensaios das músicas (melodia e ritmo).